Cooperação climática

Celac e UE propõem aprofundar cooperação em energia verde e reafirmam compromissos da ONU

Comunicado reafirma que ambos os lados aderem aos princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas

Integração e transição energética da AL podem intensificar negócios no Brasil. Na imagem: VII Cúpula da Celac em Buenos Aires, Argentina (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
VII Cúpula da Celac em Buenos Aires, Argentina (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Em comunicado conjunto, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE) propuseram aprofundar a cooperação em energia renovável, segurança alimentar, inovação tecnológica, intercâmbios culturais e outros campos.

O comunicado também reafirma que ambos os lados aderem aos princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas, especialmente a igualdade soberana dos Estados, o respeito pela integridade territorial e independência política, a não interferência nos assuntos internos de outros países e a resolução pacífica de disputas.

“O Roteiro avançará nossos compromissos compartilhados e acelerará a cooperação em ação climática e proteção ambiental, transição energética e interconexões regionais, impulsionando o comércio e os fluxos econômicos e a resiliência, além de aprofundar nossos esforços conjuntos para combater o crime organizado transnacional”, pontuou o documento.

A Cúpula Celac-UE aconteceu entre domingo e segunda (10/11), em Santa Marta, na Colômbia.

Por Thais Porsch

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias