I-RECs

CCEE e Itaipu abrem chamada para venda de certificados de energia renovável

Recebimento das propostas pelos I-RECs será de 23 a 25 de fevereiro

Foz do Iguaçu (PR), 02/01/2025 – Vista da hidrelétrica de Itaipu Binacional, a hidrelétrica foi criada em 26 de abril de 1973 e regida em igualdade entre Brasil e Paraguai. A usina está localizada no Rio Paraná, no trecho de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, 14 km ao Norte da Ponte da Amizade, nos municípios de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Hernandarias, no Paraguai. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foz do Iguaçu (PR), 02/01/2025 – Vista da hidrelétrica de Itaipu Binacional, a hidrelétrica foi criada em 26 de abril de 1973 e regida em igualdade entre Brasil e Paraguai. A usina está localizada no Rio Paraná, no trecho de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, 14 km ao Norte da Ponte da Amizade, nos municípios de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Hernandarias, no Paraguai. | Joédson Alves/Agência Brasil

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e Itaipu Binacional anunciaram a primeira chamada para o mecanismo concorrencial de venda de Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-RECs) da usina. 

Serão ofertados certificados que representam uma parcela da energia gerada pela hidrelétrica binacional em 2025.

Cada I-REC terá a garantia de qualidade da usina de Itaipu, será rastreado por meio da Plataforma Brasileira para a Certificação de Energia Renovável e receberá o Selo CCEE Origem.

As empresas que utilizarão os I-RECs receberão também o Selo I-REC Itaipu, de apoio a aos projetos socioambientais que a usina desenvolve.

“A Plataforma Brasileira para a Certificação de Energia Renovável foi desenhada justamente para viabilizar operações dessa magnitude”, disse o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos.

“Ao operacionalizar este mecanismo concorrencial para Itaipu, a CCEE reafirma seu papel de garantidora da integridade dos certificados que vão impulsionar a descarbonização da economia brasileira de forma segura e auditável”, completou.

Na quinta-feira (5/2), às 10h, as organizações farão uma live para detalhar as regras de habilitação e explicar como deve ser o uso da plataforma de comercialização para os interessados. 

A publicação da versão final do edital será no dia 19 de fevereiro, seguindo pelo recebimento das propostas, dos dias 23 a 25 de fevereiro.

A divulgação dos resultados preliminares será em 3 de março.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias