O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, cancelou a sessão deliberativa do Senado desta quarta-feira (28) em razão das votações na sessão do Congresso Nacional, no Plenário da Câmara. Com isso, ficou para a próxima semana a votação da PEC 98/2019, a chamada PEC da cessão onerosa. Com a medida, se quiser aprovar a PEC antes da divulgação do edital leilão, o governo precisa aprovar a matéria no Plenário do Senado na terça-feira para ser votada na Câmara no dia seguinte e depois sancionada pelo presidente da República.
O cronograma do leilão do excedente da cessão onerosa prevê a divulgação do edital da concorrência na próxima sexta-feira (6/9).
[sc name=”adrotate”]
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou no começo da tarde desta quarta-feira o relatório do senador Cid Gomes (PDT/CE) sobre a PEC 98/2019. O texto foi aprovado sem alterações em votação rápida, promovida pela presidente da comissão, Simone Tebet (MDB/MS), que buscou respeitar o acordo de líderes que definiu que a matéria será votada ainda hoje no plenário da Casa.
A PEC cessão onerosa é discutida no contexto maior, da reforma do Pacto Federativo, isto é, da redistribuição de recursos entre União e estados, contida na promessa do governo de “mais Brasil, menos Brasília”. Problema é que o novo pacto é para futuro, mas o leilão precisa da PEC aprovada o quanto antes para ser realizado ainda este ano.
De segunda a sexta, pela manhã, assinantes da newsletter Comece seu dia recebem por e-mail um briefing produzido pela agência epbr com os principais fatos políticos, notícias e análises sobre o setores de petróleo e energia.
[sc name=”newsform”]