Uruguai abre leilão para áreas de petróleo e gás no mar e em terra

Uruguai abre leilão para áreas de petróleo e gás no mar e em terra

O governo do Uruguai abriu um novo leilão para a concessão de áreas de exploração de petróleo e gás em terra e no mar. A concorrência, que ficará permanente aberta, vai começar ofertando 5 blocos terrestres e 9 no mar, sendo áreas em águas rasas e profundas.

Depois de um leilão para áreas offshore que não recebeu propostas em meados do ano passado, o governo Tabaré Vázquez entendeu que era preciso mudar as regras das concorrências no país vizinho para atrair investimentos. Com o objetivo de promover a participação de petroleiras independentes com foco em operações exploratórias, o leilão prevê a possibilidade de qualificação exclusivamente para o período de exploração com ou sem poço exploratório, bem os períodos de exploração e produção, com requisitos técnicos e econômicos significativamente diferenciada em cada caso.

O período exploratório terá prazo de até 11 anos, sem necessidade de comprometimento de poços exploratórios no primeiro e segundo subperíodos exploratórios. A duração do contrato, incluindo o período de exploração, é de 30 anos, o que poderia ser prorrogado por mais 10 anos.

Como nas rodadas anteriores, as ofertas serão comparados com base em 3 critérios: o programa de trabalho comprometido para o primeiro período exploratório, a porcentagem de aumento do lucro petrolífero para o estado uruguaio, e o percentual máximo de associação do ANCAP.

Baixe os dados 

Offshore