O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta (18) que o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi diagnosticado com o novo coronavírus.
Na semana passada, o Ministério de Minas e Energia (MME) havia informado que os exames do ministro afastaram o diagnóstico de covid-19. Com a confirmação de Albuquerque, são 17 contaminados na comitiva que viajou para os Estados Unidos com Bolsonaro.
“O ministro encontra-se em excelente estado de saúde, assintomático e observará o isolamento no Rio de Janeiro, de onde permanecerá despachando os temas da pasta por videoconferência”, informou o MME em nota. Leia a íntegra no fim da matéria.
Bento Albuquerque está em isolamento no Rio, onde reside.
Secretários que tiveram contato com o ministro entrarão em quarentena
Adicionalmente, a assessoria informou que todos os membros do ministério que fizeram a viagem para os EUA estão em casa e aqueles que tiveram contato com Albuquerque devem seguir as orientações do Ministério da Saúde para evitar novos contágios.
“Além disso, todos que estavam no grupo de risco também foram liberados antes mesmo do teste positivo, por conta das recomendações”, informou a assessoria.
Viajaram para os EUA o chefe da Assessoria Internacional, Paulo Pacheco, a chefe de apoio Ana Paula Alves de Souza e o diretor substituto de Biocombustíveis, Gustavo Motta. Todos fizeram exames. Ana Paula aguarda os resultados, Pacheco e Motta receberam diagnóstico negativo para a doença.
O ministro se submeteu a novos exames nesta terça (17) e o resultado positivo para a contaminação foi citado por Bolsonaro durante coletiva de imprensa, ao lado de outros ministros, em Brasília.
O ministro general Augusto Heleno também confirmou positivo para o coronavírus nesta quarta (18). O deputado federal Daniel Freitas (PSL/SC) e o senador Nelsinho Trad (PTB/MS) voltaram da viagem com o novo coronavírus.
Foram diagnosticados com a doença ainda o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Flávio Roscoe, o secretário especial de Comércio Exterior, Marcos Troyjo, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o publicitário Sérgio Lima, o diplomata Nestor Forster e a advogada Karina Kufa.
Bolsonaro e ministros falam com a imprensa nesta quarta (18)
#AoVivo – O presidente @jairbolsonaro realiza coletiva de imprensa com ministros sobre o #coronavirus #COVID19 #pandemia #coronavirusbrasil https://t.co/8EK7EfxnTg
— SecomVc (@secomvc) March 18, 2020
O ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse que serão anunciadas medidas para evitar uma quebradeira nos setores de transporte. Ainda hoje, iniciativas devem ser divulgadas para o setor de aviação, com o foco em reduzir o impacto no fluxo de caixa das companhia e também para mediar a relação entre empresas e passageiros, por exemplo, em disputas por cancelamento de viagens.
Adicionalmente, a Infraestrutura avalia medidas para o setor portuário e para o transporte rodoviário. Freitas defendeu que a estabilização da capacidade de transporte do País será necessária para dar respostas à crise.
Participara da coletiva nesta quarta (18) os ministros da Economia, Paulo Guedes, da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, entre outros. O presidente e as outras autoridades usam máscaras de proteção.
[sc name=”adrotate” ]
Íntegra da nota do MME
O Ministério de Minas e Energia informa que o ministro Bento Albuquerque, tendo participado da Comitiva Presidencial em viagem aos Estados Unidos, realizou teste para o novo coronavírus, no dia 12 de março, cujo o resultado deu negativo
Seguindo os protocolos, o ministro realizou um segundo teste, que ocorreu em 17 de março. O resultado do teste, emitido hoje, deu positivo para o COVID-19.
O ministro encontra-se em excelente estado de saúde, assintomático e observará o isolamento no Rio de Janeiro, de onde permanecerá despachando os temas da Pasta por videoconferência.