A morte de um empresário durante a abertura do evento cancelou nesta quinta-feira, 4, o Simpósio de Oportunidades – Novo Cenário da Cadeia do Gás Natural em Sergipe.
O empresário, que estava na plateia, disparou um tiro contra a própria cabeça logo após a apresentação do governador do estado, Belivaldo Chagas, na abertura do evento. Na mesa de abertura também estava o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
Segundo informações preliminares do jornal Estado de São Paulo, o empresário era dono de uma companhia do setor de cerâmica mas viu sua empresa entrar em recuperação judicial. A fábrica estava em hibernação devido ao alto preço do gás. O empresário era também ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese).
O apoio visando a recuperação das atividades da empresa estava no foco do governo de Sergipe por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Em junho, o governo informou que estuda, entre outras medidas, a redução do ICMS sobre o gás para baratear o insumo.
Em nota, o governo do estado lamentou o ocorrido e informou o cancelamento do evento. O seminário sobre gas natural em Sergipe era uma grande aposta do MME e também do governo do Estado. Além do ministro, o evento contaria com a participação de ExxonMobil, Golar Power, EPE, entre outras empresas.