Imetame pode fazer fraturamento hidráulico em até seis poços em MG

Imetame pode fazer fraturamento hidráulico em até seis poços em MG
Perfuração pioneira descobriu gás na Bacia do São Francisco
Perfuração pioneira descobriu gás na Bacia do São Francisco

 

A diretoria da ANP autorizou a Imetame a perfurar até seis novos poços com fraturamento hidráulico na área do bloco exploratório SF-T-104, na Bacia do São Francisco, na região da cidade de Montes Claros, em Minas Gerais. O aval da agência compreende um poço firme e cinco poços contingentes ao resultado do primeiro. A autorização faz parte do Plano de Avaliação da Descoberta feita pelo poço 1-IMET-7-MG, concluído em 2013 e que indicou a presença de gás natural.

 A perfuração do poço firme e do projeto piloto com cinco poços contingentes só poderá ser feita com licenciamento ambiental e cumprindo todas as atividades de segurança determinadas na Resolução ANP 21/2014. A agência também aprovou como atividade contingente a realização de levantamento microssísmico para rastrear o avanço do fraturamento hidráulico.

A Imetame é a operadora do projeto com 51% de participação e tem como sócias a Cemig (24,5%) e a Codemig (24,5%). A área foi adquirida pelo consórcio na 10a rodada da ANP, realizada em 2012.

A empresa precisa definir sobre a realização do piloto até dezembro de 2019. O Plano de Avaliação da Descoberta, que é o planejamento enviado pelas petroleiras à ANP para as atividades que serão feitas na área exploratória para delimitar e definir a viabilidade econômica da descoberta feita, terá duração de sete anos. As atividades firmes devem ser desenvolvidas nos próximos quatro anos e as contingentes, durante os 3 (três) anos finais.

A agência também aprovou como atividade firme para a petroleira desenvolver na região o reprocessamento de alta frequência dos dados sísmicos; a inversão sísmica determinística dos dados sísmicos; a aquisição de dados magnetotelúricos públicos e estudo petrofísico, além de um levantamento geoquímico de superfície.

[the_ad id=’53242′]

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias