O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio, Lucas Tristão, afirmou ontem (24) que o governo estuda isentar de ICMS o gás natural utilizado em projetos de geração termoelétrica instalados no estado.
Informações da Folha de S. Paulo.
Governo ainda não tem certeza se poderia fazer a desoneração por decreto ou precisa de aval da Alerj, mas a mudança visa ao leilão de energia A-6 marcado para 17 de outubro.
Ao todo, 52 usinas termoelétricas foram cadastradas nesse leilão, sendo 13 delas no Rio de Janeiro, totalizando uma capacidade de 11 GW. A fase de habilitação dos projetos que, de fato, vão concorrer no leilão, será concluída no início de outubro.
[sc name=”adrotate”]
Petrobras venda e novas UTEs
A diretora de Refino e Gás Natural da Petrobras, Anelise Lara, já afirmou que a empresa estuda a venda de 15 das suas 26 usinas termoelétricas, possivelmente em 2020, mas pode entrar no leilão de energia nova A-6 deste ano com projetos de geração termoelétrica.
De acordo com Anelise Lara, a participação da Petrobras no leilão pode ser como ofertante de energia, com novos projetos de geração, ou como fornecedora do gás.
O plano de venda de usinas termoelétrica (UTEs) já havia sido informado em reunião com analistas de mercado este mês, quando Anelise Lara também falou dos planos para vender gasodutos de escoamento da produção do pré-sal.
[sc name=”newsletter”]