Equinor amplia atuação no offshore argentino

Daniel González, CEO da  YPF  e Tim Dodson, vice-presidente para Exploração da Equinor - Foto: Ole Jørgen Bratland / Equinor ASA)
Daniel González, CEO da YPF e Tim Dodson, vice-presidente para Exploração da Equinor - Foto: Ole Jørgen Bratland / Equinor ASA)

A YPF vai transferir participação de 50% no bloco exploratório CAN 100, arrematado pela estatal argentina no primeiro leilão para áreas de exploração offshore do país vizinho, para a Equinor. O negócio faz parte de um acordo preliminar assinado entre as duas empresas , que já são parceiras em duas áreas (CAN 102 and CAN 114) arrematadas no leilão. 

O bloco CAN 100 compreende uma área de 15.000 km2. É o maior bloco da bacia Norte da Argentina. O primeiro período exploratório de quatro anos começou quando a YPF adquiriu 100% do bloco, em maio de 2019.

[sc name=”adrotate”]

“Estamos muito satisfeitos com esta oportunidade de continuar e expandir nossa estreita parceria com a YPF na Argentina. Atualmente somos parceiros em dois blocos offshore na mesma área, e estamos explorando conjuntamente oportunidades onshore na formação Vaca Muerta na província de Neuquen. Estamos ansiosos para colaborar estreitamente com a YPF nesta nova oportunidade de exploração ”, diz Tim Dodson, vice-presidente executivo de Exploração da Equinor.

A Equinor foi a grande vencedora do primeiro leilão de áreas offshore para exploração de petróleo e gás organizado pelo governo Argentina, em maio. A empresa norueguesa arrematou sete blocos exploratórios no leilão, ficando com a operação de cinco dessas áreas. O leilão teve ao todo 18 das 38 áreas ofertadas pelo governo arrematadas.

Quatro das sete áreas foram arrematadas pela empresa sozinha, o que pode indicar um futuro farm-out parcial para redução de riscos. Em dois projetos a empresa teve como sócia a estatal argentina YPF, sendo um deles com a participação da Total.

[sc name=”newsform”]