Como as cidades podem garantir que o mundo pós-covid seja mais verde, mais justo e mais resiliente

Como as cidades podem garantir que o mundo pós-covid seja mais verde, mais justo e mais resiliente

Por Giuseppe Sala, prefeito de Milão*

  • COVID-19 e os bloqueios subsequentes mostraram ao mundo como pode ser uma cidade de baixa emissão, escreve o prefeito de Milão, Giuseppe Sala.
  • O dia 7 de setembro marca o primeiro Dia Internacional do Ar Limpo.
  • Países em todo o mundo responderam à pandemia com novas ciclovias e promessas de investimentos mais verdes.
  • Essas decisões são fundamentais para o desenvolvimento sustentável e um planeta saudável.

E se nosso novo normal nos oferecesse mais tempo, saúde e bem-estar, bem como comunidades mais fortes, ar mais limpo e ruas mais seguras? Esta é a promessa que leva as pessoas e cidades em todo o mundo a forjar uma recuperação verde e justa da crise do COVID-19.

E é mais do que apenas uma promessa: a explosão de caminhadas e ciclismo como soluções de transporte equitativas, seguras e de baixo custo durante os últimos meses é um exemplo inspirador de como essa visão já é uma realidade.

Hoje é o primeiro Dia Internacional do Ar Limpo, um momento adequado para relembrar a anomalia deslumbrante de ar mais limpo e céu azul que testemunhamos no início deste ano, quando a maior parte do mundo ficou em casa e o transporte de passageiros parou. É também um lembrete útil do motivo pelo qual as principais cidades ao redor do mundo estão almejando mais do que um retorno ao “business as usual” com suas respostas ao covid-19.

Em toda a Europa, quase duas em cada três pessoas afirmam não querer um retorno aos níveis pré-pandêmicos de poluição do ar. Os líderes das grandes cidades estabeleceram a meta de uma sociedade melhor, mais sustentável, mais resiliente e mais justa.


Uma pesquisa europeia que pergunta às pessoas se querem manter os níveis pandêmicos de poluição do ar. Imagem: European Public Health Alliance

Em Milão, ar puro, inclusão social e saúde pública são apenas alguns dos motivos pelos quais nos movemos para criar mais espaço para as pessoas caminharem e pedalarem no início da pandemia. Com o nosso Plano Strade Aperte (Open Streets), estabelecemos a meta de realocar 35 km de vãos antes usados ​​por carros para caminhos para as pessoas andarem e pedalarem com segurança.

Mesmo antes do COVID-19, sabíamos que caminhar e andar de bicicleta são formas mais eficientes de transportar pessoas e mercadorias em áreas urbanas congestionadas. Eles aumentam o acesso de todos a serviços essenciais, aumentam a saúde e a segurança pública e reduzem a poluição que leva às doenças locais e à emergência climática global.

A Itália é conhecida por seus automóveis de design rápido e elegante (entre outros elementos da boa vida!) – e a versão moderna, totalmente elétrica, tem seu lugar no futuro do país. Mas o centro de uma cidade densamente povoado é um lugar para pessoas, não para carros.

Como muitas outras cidades importantes da Europa e do mundo, Milão está agora ajudando a impulsionar um novo renascimento no desenvolvimento urbano centrado nas pessoas: a cidade de 15 minutos. Mais conveniente, menos estressante, mais sustentável. Ele gira em torno de formas simples de mobilidade ativa, garantindo que todos estejam a uma curta caminhada ou passeio de bicicleta dos bens e serviços essenciais da vida. Os requisitos complexos e os múltiplos benefícios da cidade de 15 minutos – de carreiras de alta qualidade a saúde aprimorada para as pessoas e o planeta – a tornam um foco ideal para pacotes de recuperação econômica justa e ecológica.

Estou orgulhoso da inovação e liderança do Milão e sou inspirado por esforços semelhantes que dão vida a essa visão em outras partes do mundo. Mais de 2.000 km de novas ciclovias foram anunciadas e / ou adicionadas globalmente durante a pandemia: a distância entre Londres e Roma.

Em resposta à crise do COVID-19, a Cidade do México iniciou a construção de 54 km de novas ciclovias designadas usando materiais reciclados (de antigas linhas de ônibus). O primeiro passa pela Insurgentes, um marco da cidade e uma das maiores ruas do mundo. A nova visão da cidade para o ciclismo é dobrar a capacidade das ciclovias para ter um total de 600 km de ciclovias implantadas até 2024.

Os novos caminhos não cobrirão apenas o centro da cidade, mas conectarão áreas por toda a cidade, apoiando a mobilidade ativa para a periferia mais ampla. Assim como em Milão, a infraestrutura expandida para caminhadas e ciclismo constitui o núcleo de um esforço integrado para garantir o bem-estar para todos no contexto de recuperação econômica de curto prazo, ao mesmo tempo em que prepara o caminho para uma transformação em direção a cidades saudáveis, equitativas e sustentáveis ​​ao longo Tempo.

Também na América Latina, a capital da Colômbia, Bogotá – uma das primeiras cidades do mundo a lançar ciclovias de emergência – viu um grande progresso ao tornar a mobilidade ativa um pilar central de sua resposta ao COVID-19. Bogotá adicionou 117 km de ciclovias temporárias à sua rede existente e permanente de 550 km de ciclovias logo depois que o bloqueio começou em março.

Como no Reino Unido e nos Estados Unidos, a pandemia viu a demanda por bicicletas ultrapassar a oferta em Bogotá. Portanto, uma iniciativa voluntária da sociedade civil e do setor privado (Colombia Cares for Colombia) respondeu com um esforço integrado para desenvolver a cadeia de valor mais ampla e o ‘ecossistema’ de políticas necessárias para garantir que a cidade possa colocar a bicicleta e outros modos de transporte ativos no centro dos esforços de recuperação. No mês passado, 19 “conselhos de bicicletas” foram formados, com representantes dos cidadãos encarregados de aconselhar as administrações locais e distritais sobre as políticas para o ciclismo e outros meios de transporte alternativos.

Em Mumbai (Índia), os defensores do ciclismo recentemente imitaram a abordagem de Bogotá, nomeando um ‘conselheiro de bicicletas’ para ajudar a promover a infraestrutura cicloviária em cada um dos 24 bairros da cidade. Em todo o mundo, muitas outras cidades publicaram planos extremamente inspiradores e ambiciosos para uma realocação de espaço viário melhor e mais justa: Streetspace for London; Circuitos de transporte ativos e seguros em Montreal, a Grande Caminhada de Atenas e o Plano RER V de Paris, para citar apenas alguns.

Esses são apenas alguns exemplos de centenas de iniciativas que surgiram em todo o mundo para colocar a caminhada, a bicicleta e outras inovações no transporte urbano no centro dos esforços de recuperação. Eles demonstram a mudança global no sentido de apoiar uma infraestrutura de caminhada e ciclismo de alta qualidade e destacando o papel da mobilidade ativa em garantir que as cidades sejam acolhedoras e atraentes para pessoas de todas as esferas da vida.

O ar puro é apenas um dos muitos benefícios da mobilidade ativa. Mas não precisamos de um bloqueio mundial perpétuo para criar um ar puro para nossos residentes. Nossas respostas à crise do COVID-19 já estão mostrando como o novo normal pode ser mais resiliente, inclusivo e sustentável. Agora é a hora de pensar no céu azul

Artigo originalmente publicado pelo Fórum Econômico Mundial

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