O primeiro leilão de áreas offshore para exploração de petróleo e gás organizado pelo governo Argentina habilitou 15 empresas, sendo nove petroleiras que já atuam no mercado brasileiro. A lista de empresa habilitadas traz velhas conhecidas do mercado brasileiro de offshore como ExxonMobil, Shell, Total, Equinor, BP, Mitsui e novas empresa que chegaram no país após a reabertura do mercado e o fim da operação única da Petrobras, como Qatar Petroleum, Wintershall e CNOOC.
Por falar em Petrobras, a estatal brasileira não figura na lista de habilitadas na concorrência, que traz também a estatal argentina YPF, Eni, Tullow, Pan American Energy, Pluspetrol, e Tecpetrol.
A 1a rodada do Plano de Exploração Offshore da Argentina vai ofertar áreas nas bacias Austral Norte (5.000 km2), Oeste de Malvinas ( 90,000 km2) e a Argentina Norte (130,000 km2). As propostas serão entregues em 16 de abril e a previsão é que os contratos sejam assinados em maio, 30 dias após a abertura das propostas.
[sc name=”newsform”]
A Argentina pretende fazer no próximo ano o 2o leilão para áreas offshore, que deve ofertar novos 120 mil km2 de áreas na Bacia Argentina Sul.