Consumo de energia

Temperaturas amenas fazem consumo de energia recuar em novembro, diz CCEE

Consumo de energia no Brasil em novembro foi 1,8% menor em relação ao mesmo período de 2024

Onda de calor aumenta consumo de energia devido a maior uso de aparelhos como ar-condicionado (Foto u_ssfofehsaj/Pixabay)
Onda de calor aumenta consumo de energia (Foto u_ssfofehsaj/Pixabay)

BELO HORIZONTE — O consumo de energia no Brasil foi de 69.713 megawatts médios (MWmed) em novembro, queda de 1,8% em relação ao mesmo mês de 2024, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Segundo a CCEE, um dos fatores que levou à retração foram as temperaturas mais amenas em comparação ao mesmo período do ano passado e a consequente menor utilização de aparelhos de refrigeração.

No mercado regulado, a carga foi de 39.754 MWmed, queda de 1,5% na comparação com novembro do ano passado. Já no mercado livre, o consumo foi de 29.959 MWmed, redução de 2,7% em relação ao mesmo mês de 2024.

Na comparação dos 15 setores de atividades econômicas que atuam no mercado livre, somente quatro aumentaram o consumo em novembro: Extração de Minerais Metálicos (11,4%), Transporte (2,1%), Minerais Não-Metálicos (1,6%) e Saneamento (1,6%).

As maiores quedas, por sua vez, foram observadas nos setores de Serviços (12,9%), Veículos (11,2%) e Madeira, Papel e Celulose (8,5%).

Já na divisão por estados, o Acre teve o maior aumento no consumo de energia elétrica no país, com 16,6%, enquanto o Paraná teve a maior queda, com redução de 10%.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias