Linhão Manaus-Boa Vista

Roraima tem conexão ao sistema elétrico prevista para setembro

Entrada em operação da linha de transmissão eliminará a dependência de usinas a diesel e integrará o estado ao SIN

Linhão de Parintins (AM) para transmissão de energia elétrica no Amazonas (Foto Ricardo Botelho/MME)
Linhão de Parintins (AM) para transmissão de energia elétrica no Amazonas (Foto Ricardo Botelho/MME)

A conexão elétrica de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) está prevista para começar em 8 de setembro, com o início dos testes de energização da linha de transmissão construída pela Transnorte Energia, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Entre 18 e 22 de agosto, técnicos da Aneel realizaram inspeções em campo para verificar o estágio final da implantação.

A fiscalização acompanhou a construção das subestações e avaliou trechos da linha de transmissão, incluindo cerca de 120 km que passam pela Terra Indígena Waimiri Atroari.

De acordo com a agência, os trabalhos de comissionamento estão na reta final, o que deve viabilizar os testes e a entrada em operação no próximo mês.

O empreendimento inclui 724 quilômetros de linhas e três subestações — Lechuga (AM), Equador (RR) e Boa Vista (RR).

A operação permitirá substituir a geração local a diesel pela importação de energia do SIN, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis e as emissões de gases de efeito estufa (GEE).

A obra é considerada estratégica para o fornecimento de eletricidade no estado, o único do país ainda fora do sistema interligado. Hoje, cerca de 120 caminhões-tanque circulam diariamente entre Manaus e Boa Vista para abastecer as usinas térmicas.

A interligação trará mais confiabilidade ao suprimento de energia em Roraima e maior estabilidade para o sistema elétrico da região Norte.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias