Projeto-piloto testa viabilidade de ônibus elétrico no Espírito Santo

Projeto-piloto testa viabilidade de ônibus elétrico no Espírito Santo

Um ônibus elétrico para uso rodoviário vai transportar passageiros no Espírito Santo, em um projeto projeto-piloto viabilizado por meio do programa de pesquisa & desenvolvimento (P&D), promovido pela ANEEL, em 2019.

A VIX Logísticas (grupo Ásia Branca) será a operadora. As empresas EDP, WEG e a Fundação CERTI fazem parte da parceria, que inclui a instalação de quatro estações de recarga integradas por uma plataforma de gestão. O investimento total é de R$ 6,6 milhões.

“Este é um projeto pioneiro. O primeiro ônibus elétrico de uso rodoviário do país nos permitirá conhecer e avaliar a viabilidade técnico-econômica da eletrificação do sistema de transporte rodoviário de passageiros”, afirma Kaumer Chieppe, presidente da VIX Logística.

A estimativa inicial é de redução de custos da ordem de 60% a 70% na comparação com um ônibus movido a diesel. Além do combustível, é esperada uma maior disponibilidade, com redução da manutenção – o elétrico tem 300 peças, em comparação com as cerca de 2 mil de um convencional, destacou a VIX.

Durante a operação, dados serão coletados por sensores de visão térmica e de fadiga, além de um sistema de inteligência artificial, que atua na prevenção de colisões, dentre outros. O ônibus é equipado com com visão câmaras que promovem uma visão 360º. Medições em tempo real com informações do desempenho serão compartilhadas com as demais empresas parceiras na iniciativa.

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Elétrico tem autonomia de 350 km

O ônibus será usado pela VIX para o serviço de transporte fretado, no transporte de funcionários de empresa.

Com chassi fornecido pela BYD, fabricante chinesa veículos elétricos transporte urbano e cargas, o veículo terá autonomia para rodar até 350 km entre as recargas e atingir 410 CV de potência em dois motores elétricos integrados às rodas do eixo traseiro, além de capacidade de carregamento rápido, em até quatro horas. O veículo transporta até 44 passageiros.

A EDP cuidará da gestão geral do projeto e da operação dos carregadores. A VIX Logística será a operadora do ônibus, que realizará os testes de funcionalidade e as análises de viabilidade.

“A ampliação e massificação do uso dos ônibus dentro do ecossistema da mobilidade elétrica tem um grande potencial para popularizar o mercado, bem como trazer inúmeros benefícios ambientais evitando a emissão de CO2 na atmosfera. Estamos muito contentes com a implantação prática do projeto e esperamos que seja o início de um legado positivo para o país”, destaca Nuno Pinto, Head de Mobilidade Elétrica na EDP Brasil.

A WEG, de sistemas elétricos, é a fornecedora das soluções para recarga rápida das baterias de íons de lítio do ônibus, e a Certi, contribuirá com estudos específicos de mercado, questões regulatórias e análises de viabilidade econômica, informou a VIX Logística

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