Energia

Fortaleza fica sem luz quatro dias após apagão nacional

Falta de energia foi causada por desarme de linha de transmissão compartilhada por Eletrobras Chesf e Enel Ceará

Fortaleza, capital do Ceará, fica sem luz quatro dias após apagão nacional afetar todas as regiões do Brasil. Na imagem: Foto à contraluz de sequência de torres de transmissão de energia, no Leste do Texas (EUA), durante pôr do sol com gradação na coloração do céu do azul para o laranja (Foto: Matthew T Rader)
Linhas de transmissão de energia (Foto: Matthew T Rader)

Novo apagão no fornecimento de energia elétrica ocorreu, na madrugada deste sábado (19/8), na região metropolitana de Fortaleza, quatro dias depois do apagão nacional que deixou cerca de 30 milhões de pessoas sem luz em todas as regiões do Brasil.

O apagão começou às 4h28 de sábado, com o desligamento de parte da Subestação Pici II, operada pela Enel Ceará. O incidente interrompeu 198 MW das cargas da região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), às 4h31, já tinham sido recompostos 147 MW destas cargas.

De acordo com a Enel, empresa responsável pela distribuição de energia no Ceará, a interrupção foi provocada por um raio que provocou o desarme da subestação. Em função da oscilação da rede, o sistema foi desligado, segundo a Enel.

Apagão nacional teve origem no Ceará

O incidente em Fortaleza aconteceu na mesma semana em que um apagão nacional afetou todas as regiões do país. A interrupção no fornecimento de energia teve origem no Ceará, em uma falha na linha de transmissão Quixadá II/Fortaleza II, operada pela Eletrobras Chesf.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), não há relação entre o apagão nacional e o de Fortaleza. “Importante esclarecer que esta interrupção, na fronteira do sistema de distribuição com o sistema de operação, não tem qualquer relação com a ocorrência registrada no SIN no dia 15 de agosto”, afirmou o operador em nota.

Veja a nota na íntegra:

“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), responsável pelo monitoramento e controle do Sistema Interligado Nacional (SIN), informa que às 04h28min deste sábado, 19 de agosto, houve o desligamento de parte da Subestação Pici II, interrompendo 198 MW das cargas da região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará.

A parte desligada corresponde ao setor de distribuição, operando na tensão de 69 kV desta Subestação que é de propriedade da ENEL Ceará.

Em 3 minutos, mais precisamente às 04h31min, já tinham sido recompostos 147 MW destas cargas.

A ENEL Ceará identificou que um dos circuitos de alimentação de energia apresentou um defeito em sua chave seccionadora (uma espécie de interruptor deste circuito). Após a necessária intervenção, o circuito foi restabelecido, normalizando o atendimento de energia por completo a todas as cargas interrompidas às 05h57min. No momento da ocorrência chovia muito na região.

Importante esclarecer que esta interrupção, na fronteira do sistema de distribuição com o sistema de operação, não tem qualquer relação com a ocorrência registrada no SIN no dia 15 de agosto.”