CAMPINAS — O Ministério de Minas e Energia (MME) reconheceu que os investimentos propostos para a conexão do data center Pau D’Alho ao Sistema Interligado Nacional (SIN) estão de acordo com o planejamento da expansão do setor elétrico, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), de terça-feira (15/7).
O empreendimento está localizado em Campinas (SP) e é de propriedade da Chateau Chambord Empreendimentos.
Para a liberação da conexão do projeto ao Sistema Interligado Nacional (SIN) ainda é necessário o parecer do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além da autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Caso seja aprovado, o data center será ligado à linha de transmissão Replan – Santo Ângelo, sob concessão da Isa Energia. Será necessário expandir a linha de transmissão, para conectar a subestação Pau D’Alho à rede básica.
O ONS tem negado os acessos à rede. No mês passado, a Aneel definiu que só continuará as análises após a resolução do caso da conexão à rede da planta de hidrogênio verde e amônia verde da Solatio, no Piauí.
O operador decidiu pela inviabilidade da conexão, enquanto a agência acatou apenas parcialmente o pedido da empresa e determinou a interrupção da análise pelo ONS de outros pedidos de acesso da companhia até a conclusão do andamento dos processos na esfera administrativa.