Transmissão de energia

MME antecipa 1º leilão de transmissão de 2026 para março

Portaria muda data do certame de abril para março; cronograma mantém leilões em outubro de 2025 e de 2026 e dois em 2027

Torres de transmissão de energia elétrica de alta tensão com sol se pondo ao fundo (Foto Albrecht Fietz/Pixabay)
Torres de transmissão de energia elétrica de alta tensão com sol se pondo ao fundo (Foto Albrecht Fietz/Pixabay)

O Ministério de Minas e Energia (MME) antecipou o primeiro leilão de transmissão de energia elétrica previsto para 2026. Antes, a pasta planejava realizar o certame abril do ano que vem.

Agora, publicou a Portaria Normativa 114 com o leilão marcado para março. Segundo o Diário Oficial da União, o MME manteve os certames do segmento já previstos: o único deste ano em outubro. O segundo de 2026, também em outubro. E dois marcados para 2027, nos meses de abril e outubro.

O prazo final para a celebração do Contrato de Uso do Sistema de Transmissão (Cust) referente ao Leilão de Transmissão 1/2026 — requisito para participação em determinados lotes — também foi adiantado, com previsão para 15 de setembro de 2025.

A celebração do Cust é exigência obrigatória para instalações que possuam transformadores de potência com tensão primária igual ou superior a 230 kV, bem como para conexões em tensões secundárias e terciárias abaixo desse nível.

Com informações do Estadão Conteúdo.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias