Justiça Federal derruba liminar que afastou Carlos Marun de Itaipu

Hidrelétrica de Itaipú, localizada na fronteira entre o Paraguai e Brasil e capaz de produzir 14.000 MW de energia
Hidrelétrica de Itaipu, localizada na fronteira entre o Paraguai e Brasil

A Justiça Federal derrubou uma liminar e Carlos Marun pode reassumir o cargo no Conselho de Administração de Itaipu Binacional. Decisão colegiada do TRF-4, do Paraná, foi tomada por maioria de votos, rejeitando posição do relator, o desembargador Rogério Favreto.

Marun foi eleito conselheiro de Itaipu em 31 de dezembro de 2018, em um dos últimos atos do ex-presidente Michel Temer. Com a nomeação, Temer premiou um de seus principais aliados — Marun foi minitro-chefe da Secretaria de Governo, responsável pela articulação com o Congresso.

[sc name=”adrotate”]

À época deputado federal, Marun não concorreu nas eleições de 2018, permanecendo à frente da pasta ao longo do último ano do governo Temer.

O govern Bolsonaro chegou a cogitar, ainda na transição, revogar a nomeação de Carlos Marun, mas conclui que a decisão de Temer havia sido um “ato jurídico perfeito”.

De segunda a sexta, pela manhã, assinantes da newsletter Comece seu dia recebem por e-mail um briefing produzido pela agência epbr com os principais fatos políticos, notícias e análises sobre o setores de petróleo e energia.

[sc name=”newsform”]