Energia

Hidrelétrica de Santo Antônio volta a funcionar

Após ser paralisada pela seca no Rio Madeira, usina volta a gerar com três turbinas

ONS recomenda ao governo o acionamento de térmicas em resposta à seca na bacia Amazônica. Na imagem: Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, a sete quilômetros de Porto Velho, capital de Rondônia (Foto: Facebook Santo Antônio Energia)
Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, a sete quilômetros de Porto Velho, Rondônia (Foto: Facebook Santo Antônio Energia)

Depois de ficar parada por duas semanas, a hidrelétrica Santo Antônio (3.568 MW) voltou a funcionar nesta segunda-feira (16/10), informou a Santo Antônio Energia (SAE), que opera a usina. De acordo com a empresa, a usina começou a gerar com três turbinas, somando 210 MW.

“Considerando o aumento da vazão do rio Madeira nos últimos dias, os limites operacionais da Hidrelétrica Santo Antônio foram restabelecidos e, em alinhamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a operação foi retomada”, informou a SAE em nota.

A hidrelétrica foi desligada por causa da baixa vazão do Rio Madeira, que chegou a ficar cerca de 50% abaixo da média histórica.

A seca levou o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) a acionar as térmicas Termonorte I e Termonorte II, para a garantia do suprimento de energia no Acre e em Rondônia. A paralisação de Santo Antônio foi um dos motivos citados.

Atualmente, 70% da energia de Santo Antônio é fornecida para o mercado regulado e 30% é direcionada para o mercado livre.

A companhia é uma subsidiária integral da Madeira Energia S.A., controlada por Furnas (76,5065%), em sociedade com a Novonor Energia (8,8577%), que está em recuperação judicial, a SAAG Investimentos S.A. (5,1114%), da Andrade Gutierrez, e a Caixa Fundo de Investimento em Participações Amazônia Energia (9,5244%), que tem como quotistas a Novonor Energia do Brasil S.A. e o Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço-FI-FGTS.