IA na previsão do tempo

Eletrobras vai usar IA para monitorar clima em áreas de usinas e linhas de transmissão

Aplicação identifica risco de inundações e prevê extremos de temperatura; empresa ganha tempo para tomada de decisão durante eventos climáticos

Eletrobras vai usar IA para monitorar clima em áreas de usinas e linhas de transmissão

BELO HORIZONTE — A Eletrobras anunciou, nesta quarta-feira (10/9), um projeto para o uso de inteligência artificial (IA) na previsão meteorológica de áreas de influência de usinas, linhas de transmissão e ativos da empresa de energia no Brasil, com base em tecnologias do Google Cloud.

O objetivo da companhia é ampliar a capacidade de prever eventos climáticos e orientar as tomadas de decisão da operação. Segundo a Eletrobras, o projeto é pioneiro no mundo no uso do WeatherNext, um modelo de IA desenvolvido pela Google DeepMind. 

O sistema pode atuar, por exemplo, antecipando a incidência de chuvas e rajadas de vento em pontos geográficos específicos.

A aplicação da Eletrobras reproduz até cinco camadas da atmosfera e combina informações de imagens de satélites, radares e estações meteorológicas com algoritmos de IA para a análise dos dados. 

“A ferramenta amplia a capacidade da empresa de prever eventos climáticos extremos e permite um tempo mais rápido de tomada de decisão de ações como deslocamentos de equipes e manutenções preventivas”, disse o diretor de Centros de Excelência Digitais da Eletrobras, Lucas Pinz.

Segundo Pinz, o objetivo é garantir maior confiabilidade aos sistemas, o que beneficiará, na ponta, o consumidor final.

A aplicação de IA consegue prever trajetórias de ciclones com maior precisão e antecedência do que os modelos convencionais. Também identifica os chamados “rios atmosféricos” associados a risco de inundações e prevê extremos de temperatura.

Inicialmente, a companhia selecionou dez ativos para as medições climáticas com o modelo, principalmente no Sudeste. O desenvolvimento da ferramenta para a Eletrobras levou nove meses e terminou em junho.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias