Comece seu Dia

Distribuidoras promovem nova onda de compra de gás

Distribuidoras intensificam busca por novos fornecedores de gás. Ao menos oito companhias têm chamadas públicas abertas

Em litígio com Petrobras, SCGás abre chamada pública para comprar gás. Na imagem: Citygate, ponto de entrega de gás natural (Foto: Agência Petrobras)
Citygate: ponto de entrega de gás natural (Foto: Agência Petrobras)

COMECE SEU DIA

  APRESENTADA POR 

Entre em contato
[email protected]

Você vai ver aqui: distribuidoras intensificam busca por novos fornecedores de gás. Ao menos oito companhias têm chamadas públicas abertas. Leilões de energia são oficialmente cancelados e A-5, remarcado para outubro. E mais. Confira:

Distribuidoras de gás canalizado vão às compras em uma nova onda de chamadas públicas para 2023. Ao menos oito estão com concorrências abertas neste momento.

– Algumas, em litígio com a Petrobras, buscam reduzir a dependência da estatal, enquanto outras esperam repor volumes que ficarão descontratados na virada do ano.

A mais recente é da Gasmig (MG), que abriu na terça (13/9) uma concorrência para aquisição de até 320 mil m³/dia para 2023 e até 1,5 milhão de m³/dia para a partir de 2024. Propostas deverão ser apresentadas até 3 de outubro.

– A companhia tem a Petrobras como principal fornecedora, mas iniciou este ano um trabalho de diversificação da base de fornecedores. Já tem contrato com a Galp, para aquisição de 260 mil m³/dia até o fim de 2023, na modalidade PUT (opção de venda).

– Busca, dessa vez, um contrato na modalidade firme inflexível. A Gasmig tem contrato com a Petrobras até 2025, com reduções graduais nos volumes contratados, mas é uma das concessionárias estaduais que estão em litígio com a estatal na Justiça, numa disputa sobre o aumento dos preços.

A Gasmig acompanha o movimento de outras concessionáriasBahiagás (BA), Sulgás (RS), Sergas (SE), SCGás (SC) e Compagas (PR) e Naturgy (RJ) também estão contratando gás, na expectativa de reduzir dependência da Petrobras.

– A Potigás (RN), que já não é mais atendida pela estatal, também está com uma concorrência aberta para contratação de volumes complementares aos fornecidos pela PetroReconcavo.

Em 2021, as chamadas permitiram a entrada de novos agentes no mercado brasileiro, como a própria PetroReconcavo, a Shell, Equinor e Galp, por exemplo – confira o raio-x dos novos fornecedores de gás do mercado

Equinor começa este mês a perfurar em Bacalhau, primeiro ativo operado pela companhia no pré-sal da Bacia de Santos. Campanha de desenvolvimento do campo. Trata-se de uma parceria com a ExxonMobil e a Petrogal. Expectativa é que a 1ª plataforma de Bacalhau inicie a produção em 2024. Valor

Programa ampliará fiscalização sobre royalties no Rio O governador Cláudio Castro (PL) sancionou a criação do Programa de Fomento e Desenvolvimento das Áreas Produtoras de Petróleo e Gás.

– Dentre outras medidas, o Propetro prevê programas de capacitação para que os servidores tenham melhores condições de fiscalizar as atividades das petroleiras.

Petróleo abre o dia em alta 0,6%, a US$ 93,75, após o Brent recuar 0,88%, a US$ 93,17, no pregão de terça (13/9). Os contratos futuros caíram pressionados pelos dados de inflação ao consumidor nos Estados Unidos – que vieram mais fortes do que o esperado e alimentam temores sobre um aperto monetário mais agressivo pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e sobre a economia americana. Valor

Opep vê “sinais equivocados” nos preços do petróleo Para a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, os fundamentos do mercado permanecem “inalterados”, mesmo com desvalorização da commodity.

– O cartel afirma que “os mercados físicos e no papel estão cada vez mais desconectados”. E mantém inalterada a previsão de demanda para 2022 e 2023. Financial Times

Leilões cancelados. O MME cancelou os leilões que estavam previstos para dezembro deste ano: o de reserva de capacidade na forma de potência e a concorrência para atendimento a sistemas isolados. Ficou de revisar o cronograma para 2023 a 2025 até 31 de dezembro.

E A-5 remarcado para 14 de outubro. Novo cronograma da licitação foi publicado nesta terça (13) pela Aneel. A princípio, a concorrência estava prevista para 16 de setembro, mas foi suspensa por “inconsistência no Sistema de Gerenciamento de Leilões”. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) atribuiu a falha a uma atualização no sistema.

Resta em setembro, então, o leilão das ‘térmicas da Eletrobras’. Marcado para o dia 30, a concorrência foi a contrapartida do Congresso Nacional pela privatização da estatal. Vai tentar contratar as primeiras térmicas em regiões do Norte e Norte com pouca ou nenhuma infraestrutura de gás.

Programa de Lula deve incluir meta de carbono em leilões de energia Proposta de inclusão de metas de redução da emissão de carbono na política de contratação de novas usinas para geração centralizada consta em carta entregue pela ex-ministra do Meio Ambiente e candidata a deputada federal por São Paulo, Marina Silva (Rede).

– O documento também cobra a implementação do mercado de carbono no Brasil e a criação de uma Autoridade Nacional de Segurança Climática, para fiscalizar as metas de descarbonização.

Brasil deve chegar à COP27 com propostas insuficientes A dois meses da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), o país ainda não apresentou ações eficazes para cumprir o acordo climático de Paris e colaborar com os esforços internacionais para limitar o aquecimento do planeta a 1,5ºC, alertam especialistas

Brasil lidera grupo internacional para certificação de H2V País coordenará a criação de parâmetros globais da certificação da produção de hidrogênio verde, no Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigre).

– A CCEE participará do debate internacional sobre quais os atributos que serão considerados para definir o hidrogênio como renovável e quais os critérios mínimos para certificação do produto.

PIX na conta de luz Aneel propôs nesta terça (13) tornar obrigatória a disponibilização do PIX como opção de pagamento da conta de luz sempre que solicitado pelos consumidores. As demais formas de pagamento, como débito em conta e por código de barras, continuarão válidas. A proposta ficará em consulta pública até 31 de outubro. g1

Alemanha subsidia energia Para evitar uma onda de insolvências no setor, por causa da escalada nos preços do gás, o KfW, banco estatal de desenvolvimento, oferecerá 67 bilhões em garantias de empréstimos e assistência de liquidez para empresas de energia, com recursos de fundo originalmente destinado a empresas atingidas pela pandemia. Valor

Torre Eiffel economiza energia As luzes do monumento em Paris serão apagadas mais cedo, às 23:45 (e não mais à 1h), como gesto simbólico para incentivar a economia de energia na França. Nas últimas semanas, a Europa vem se preparando para um fim de ano sem gás da Rússia e diversos países estão adotando medidas para diminuir o uso de energia. A França quer uma redução de até 10% do consumo de energia do país. Valor

Energia mais cara afeta economia francesa Governo local reduziu de 1,4% para 1% a previsão de crescimento da economia para 2023. Justificou a decisão, em parte, devido à volatilidade dos preços de energia, causados pela guerra da Ucrânia. Valor

Honda quer lançar 10 motos elétricas até 2025 Meta da empresa japonesa é que todas as suas motos sejam neutras em carbono antes da metade do século. Bloomberg

Por e-mail, você recebe também a agenda pública das autoridades do setor de energia