Potência

Diretrizes do leilão de reserva de capacidade saem em 2024, afirma Silveira

Expectativa do Ministério de Minas e Energia é realizar o certame nos primeiros meses do ano que vem

Alexandre Silveira em coletiva de imprensa durante evento "O Papel do Gás Natural em uma Transição Energética Sustentável, Acessível e Justa", em 11/9/2024 (Foto Ricardo Botelho/MME)
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira durante coletiva de imprensa

BELÉM – O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD), disse nesta quinta-feira (21/11) que a portaria com as diretrizes para o leilão de reserva de capacidade (LRCAP) deve ser publicada até o fim de dezembro de 2024.

Segundo Silveira, existem discussões que precisam ser amadurecidas pelo setor elétrico, como a necessidade de contratação de algumas fontes de energia.

“Estamos achando um modelo que seja o ideal. Eu entendo que o gás é uma energia de transição, então nós devemos ter a maior contratação a gás, a partir da necessidade que ainda não está dimensionada pela EPE”, disse.

Resolvidas essas questões, a expectativa do MME é realizar o certame nos primeiros meses de 2025. A previsão inicial do governo era de que o leilão ocorreria ainda este ano, o que não se confirmou.

Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) indicam que o Brasil precisa de oferta adicional de potência já em 2027.

A última edição do LRCAP foi realizada em 2021, com entrada em operação dos projetos a partir de julho de 2026.

O maior empreendimento do LRCAP 2021 foi a UTE Portocém, inicialmente prevista para ser construída no Ceará, a usina foi transferida para o Pará.

Recentemente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconsiderou um despacho e suspendeu o pagamento de encargos de conexão ao sistema por conta da mudança. O processo ainda será julgado pela diretoria.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias