O presidente Jair Bolsonaro e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, nomearam nesta quinta (6) a ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, como conselheira da Itaipu Binacional.
Ela terá mandato até 16 de maio de 2024 e vai substituir Carlos Marun, que foi nomeado para o cargo pelo ex-presidente Michel Temer e mantido por Bolsonaro.
Cida Borghetti assumiu o cargo de governadora do Paraná em abril de 2018, quando o então governador Beto Richa renunciou para disputar uma vaga no Senado.
Cida era vice-governadora, governou o estado por nove meses e disputou a reeleição, que acabou perdendo para o atual governador Ratinho Júnior (PSD).
Cida Borghetti é esposa do atual líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP/PA). O casal tem uma filha, a deputada estadual no Paraná, Maria VIctoria (PP).
Carlos Marun, que deixa o Conselho de Itaipu, foi nomeado esta semana como assessor de gabinete parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul.
Vai atuar para assessorar o projeto da Ponte Bioceânica, que será construída sobre o Rio Paraguai, ligando as cidades de Carmelo Peralta, no Paraguai, e Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul.
Desde abril, Itaipu Binacional é comandada pelo general da reserva João Francisco Ferreira.
[sc name=”newsletter” ]