BELO HORIZONTE — As buscas online por informações sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) elétrica cresceram 125% de julho de 2024 a junho de 2025, segundo estudo da Descarbonize Soluções. Foram mais de 400 mil buscas pelo termo nesse período.
Os estados com mais buscas sobre o programa no período foram Goiás, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Apenas de abril a junho de 2025, o aumento na procura de informações sobre o benefício foi de 83%.
Em julho, a tarifa social foi ampliada para dar gratuidade a famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e que consomem até 80 kWh/mês.
As alterações para a ampliação e a simplificação do desconto foram encaminhadas por meio da medida provisória 1300/2025, da reforma do setor elétrico, editada pelo presidente Lula (PT) em maio.
A estimativa do governo é garantir gratuidade a 16 milhões de pessoas.
Segundo a Descarbonize, as pesquisas refletem interesse em entender o que é o programa.
Além disso, também apontam dúvidas, como a forma de cadastro (crescimento de 30% de abril a junho) e o direito dos aposentados ao benefício (aumento de 23% no trimestre).
Busca por como realizar o cadastro
O estado do Mato Grosso do Sul foi o que registrou mais buscas por como realizar o cadastro na tarifa social, seguido por Amapá e Distrito Federal, de acordo com a Descarbonize.
Entre os dez estados que mais pesquisaram a forma de cadastro, há três na região Centro-Oeste, três do Norte, três do Nordeste e apenas um do Sudeste, o Espírito Santo.