Dados do mercado

BBCE e CCEE fecham acordo para compartilhar inteligência de mercado

CCEE poderá usar dados para estudos e análises mais robustos do mercado livre de energia

Consumo de energia elétrica cresce 4,1% em 2021, aponta CCEE. Na imagem: Foto à contraluz de grandes torres com linhas de transmissão de energia ,sob céu azul com pôr do sol ao fundo (Foto: iStock)
“Mesmo com uma hidrologia desfavorável, conseguimos atravessar esse período garantindo energia elétrica para todos os brasileiros.", comenta Rui Altieri, presidente da CCEE (Foto: iStock)

BELO HORIZONTE — O Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) fecharam um acordo de compartilhamento de inteligência de mercado da linha de serviços BBCE Data & Analytics. 

Em nota, a CCEE disse que poderá usar os dados para estudos e análises mais robustos na área de segurança de mercado e para o mercado livre de energia. Além disso, apontou que a colaboração abre portas para o desenvolvimento de soluções futuras que visem a segurança das negociações.

“O acesso a dados de qualidade é condição primordial para termos um setor elétrico robusto, seguro e estável”, disse o presidente do Conselho de Administração da Câmara, Alexandre Ramos.

O principal pilar da parceria é a utilização da BBCE Curva Forward, calculada com base nas mais de 200 mil Terawatt-hora (TWh) e R$ 400 bilhões que já passaram pelos sistemas da BBCE.

A ferramenta é uma referência de cotações de preços futuros adotada em pesquisas de diferentes órgãos e empresas e cobre todas as fontes em todas as regiões do Brasil, desde o mês vigente até os próximos 21 anos.

“Ao unir esforços visando a transparência e a segurança, podemos ampliar a liquidez e fomentar o desenvolvimento sustentável, o que é essencial para a abertura de mercado e a transição energética”, afirmou a diretora-presidente da BBCE, Camila Batich, em nota.

“Informação é essencial para a segurança de mercado, por isso temos investido na ampliação de nosso portfólio de produtos de dados para os mais diversos agentes”, completou.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias