Dados do mercado

BBCE e CCEE fecham acordo para compartilhar inteligência de mercado

CCEE poderá usar dados para estudos e análises mais robustos do mercado livre de energia

Foto à contraluz de grandes torres com linhas de transmissão de energia, sob céu azul com pôr do sol ao fundo (Foto iStock)
Linhas de transmissão de energia elétrica de alta tensão (Foto iStock)

BELO HORIZONTE — O Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) fecharam um acordo de compartilhamento de inteligência de mercado da linha de serviços BBCE Data & Analytics. 

Em nota, a CCEE disse que poderá usar os dados para estudos e análises mais robustos na área de segurança de mercado e para o mercado livre de energia. Além disso, apontou que a colaboração abre portas para o desenvolvimento de soluções futuras que visem a segurança das negociações.

“O acesso a dados de qualidade é condição primordial para termos um setor elétrico robusto, seguro e estável”, disse o presidente do Conselho de Administração da Câmara, Alexandre Ramos.

O principal pilar da parceria é a utilização da BBCE Curva Forward, calculada com base nas mais de 200 mil Terawatt-hora (TWh) e R$ 400 bilhões que já passaram pelos sistemas da BBCE.

A ferramenta é uma referência de cotações de preços futuros adotada em pesquisas de diferentes órgãos e empresas e cobre todas as fontes em todas as regiões do Brasil, desde o mês vigente até os próximos 21 anos.

“Ao unir esforços visando a transparência e a segurança, podemos ampliar a liquidez e fomentar o desenvolvimento sustentável, o que é essencial para a abertura de mercado e a transição energética”, afirmou a diretora-presidente da BBCE, Camila Batich, em nota.

“Informação é essencial para a segurança de mercado, por isso temos investido na ampliação de nosso portfólio de produtos de dados para os mais diversos agentes”, completou.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias