A Agência Nacional de Energia Elétrica e o governo de Santa Catarina assinaram acordo de cooperação técnica para realização do inventário sobre o potencial hidrelétrico Rio Itajaí do Norte, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O estudo será elaborado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a agência e vai indicar quantas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) o curso d´água pode receber com o mínimo de impacto ambiental.
Será revisado o estudo de inventário do Rio, que indicou pontecial para três PCHs, sendo a principal proposta a motorização de barragem e reservatório já existentes, implantados em 1992, para controle de cheias no Vale, em José Boiteux.
[sc name=”adrotate”]
Caso seja bem-sucedido, o projeto piloto será expandido para outros rios de Santa Catarina. A ideia, segundo o governador Carlos Moisés, é trazer desenvolvimento econômico para regiões, normalmente pouco atrativas para investimentos, com o menor impacto possível para a natureza.
“Precisamos destravar o crescimento do nosso país. Ações como esta da Aneel nos ajudam a caminhar nesse sentido”, salientou o governador.
A elaboração dos trabalhos em conjunto entre agência reguladora e estado pode ajudar na viabilidade dos projetos. “A gente apresenta para a sociedade eixos que podem ser explorados trazendo segurança tanto para o setor elétrico quanto para o órgão ambiental. E quem se beneficia disso é o empreendedor, pois os eixos a serem disponibilizados já contam uma pré-viabilidade ambiental. Ganhamos também tempo e eficiência”, explica o diretor-geral da Aneel, André Pepitone.
[sc name=”textonews”]
[sc name=”newsform”]