A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu, nesta terça-feira (9/12), o dia 1º de janeiro de 2026 como data efetiva da interligação do sistema isolado Boa Vista ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Apesar de este marco ter sido anunciado em setembro deste ano, o passo decisivo ocorre com a operação comercial das instalações de transmissão necessárias à interligação plena dos sistemas.
Conforme determinação da Aneel, os agentes geradores devem concluir a implantação e operacionalização dos chamados Sistemas de Medição para Faturamento (SMF) no prazo máximo de 30 de junho de 2026.
No mesmo limite de tempo deverá ser feita a adesão, cadastramento e modelagem dos ativos na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Em caso de irregularidades, os agentes estão sujeitos às penalidades e, no limite, à suspensão da operação comercial. A Linha de Transmissão Manaus — Boa Vista completou o mapa energético do Brasil, com a integração de Roraima, o último estado que estava isolado.
Foram investidos R$ 3,3 bilhões em aproximadamente 725 km de extensão, segundo informações do Ministério de Minas e Energia (MME).
A Roraima Energia é a atual distribuidora de energia do estado. Já a Eletronorte é a transmissora responsável pelas instalações na subestação Boa Vista, que pertencia ao sistema isolado.
Segundo o governo, com a interligação, diversas usinas térmicas passam a ser desligadas, garantindo economia para o setor elétrico.
Por Renan Monteiro