BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou em reunião de diretoria nesta terça-feira (5/11) distribuidoras a simular negociações do mercado livre de energia com clientes do mercado regulado, para testar os hábitos dos consumidores.
A iniciativa vai ocorrer por meio de um sandbox tarifário, uma experimentação regulatória, que será colocada em prática pelas cooperativas Certaja, Certel e Coprel, do Rio Grande do Sul, e Cerbranorte, de Santa Catarina.
Durante 12 meses, 3,1 mil unidades consumidoras de baixa tensão das cooperativas devem participar dos testes. Estarão elegíveis clientes residenciais, rurais, comerciais e industriais com consumo médio superior a 350 kilowatts/ hora (kWh) por mês.
As empresas devem aumentar a oferta de opções tarifárias e de faturamento para a livre escolha do consumidor, emulando o ambiente de contratação livre (ACL).
O faturamento será baseado em escolhas dos consumidores, o que incluirá a separação do serviço de transporte e a energia por si só. Assim, clientes poderão escolher entre diferentes produtos e preços.
Após o período de testes, serão mapeados juntos aos consumidores fatores como a comunicação, a fidelidade e a força da marca.
O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, acredita que a iniciativa poderá testar as reações dos consumidores a diferentes condições.
“Esse projeto está sendo implantado por pequenas distribuidoras, que todos nós sabemos tem um contato muito mais próximo com os consumidores. São conclusões apontadas sempre que aplicamos o índice Aneel de satisfação do consumidor”, disse.