Térmica a óleo

Âmbar conclui compra de termelétrica em Goiás

Aquisição soma 145 MW ao portfólio de 6,5 GW da Âmbar Energia

Fachada da UTE Uruguaiana da Âmbar Energia, que pertence ao Grupo J&F (Foto Divulgação Âmbar)
Fachada da UTE Uruguaiana | Foto Divulgação Âmbar

BRASÍLIA — A Âmbar Energia concluiu nesta terça-feira (21/10) a compra da usina termelétrica Goiânia II, em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital. A aquisição marca a primeira operação termelétrica da empresa do grupo J&F no estado de Goiás.

A usina, que tem 145 MW de potência instalada com moto geradores a diesel, soma-se ao portfólio de 6,5 GW da Âmbar, considerando as transações que ainda estão em andamento e precisam do aval dos órgãos reguladores.

Em 2024, a Petrobras vendeu a participação que detinha na termelétrica, de 30%, para a Enegen por R$ 10,6 milhões. O fechamento da transação ocorreu com a assinatura do contrato de compra e venda das ações, sem condições precedentes a serem cumpridas

À época, a Petrobras justificou a venda alegando que o empreendimento estava desalinhado à estratégia de descarbonização das operações, por se tratar de térmica a óleo.

Os valores desembolsados pela Âmbar para comprar a usina não foram divulgados.

Compras do grupo J&F

Na semana passada, a Âmbar assinou contrato para adquirir a totalidade da participação detida pela Eletrobras na Eletronuclear, empresa responsável pelo Complexo Nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A operação, de R$ 535 milhões, marca a entrada da Âmbar na geração de energia nuclear.

  • A companhia fechou no começo do mês um acordo com o grupo Oliveira Energia para adquirir a distribuidora Roraima Energia, além de quatro usinas de geração localizadas em Boa Vista.
  • No ano passado, também já havia comprado a distribuidora Amazonas Energia, que precisou ser socorrida em meio ao risco de extinção da concessão. 
  • Em 2024, se tornou também a dona do terceiro maior parque de termelétricas a gás do país, após um acordo com a Eletrobras para a compra de 12 usinas a gás natural e um projeto para implantação de uma usina termelétrica a gás natural em Manaus (AM).
  • Ao todo, a Âmbar opera mais de 4,5 GW de potência, em usinas hidrelétricas, solares, biomassa, biogás, gás natural e carvão mineral, sem contar as operações ainda pendentes de conclusão. Também atua na comercialização e gestão de energia e na operação de gasodutos.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias