Geração nuclear

Acordo entre MME e MGI vai reestruturar estatais do setor nuclear

ENBPar, Eletronuclear, INB e Nuclebrás devem ter novas definições sobre governança e modelo de negócios

Na imagem: Obras de construção da usina nuclear de Angra 3, iniciadas em 1984 (Foto Divulgação Eletronuclear)
Usina de Angra 3 (Foto: Divulgação Eletronuclear) | Foto Divulgação Eletronuclear

BRASÍLIA – O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) assinaram, nesta terça-feira (17/12), um acordo de cooperação técnica (ACT) para a reestruturação das empresas estatais do setor nuclear.

A iniciativa inclui a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear (ENBPar), a Eletronuclear, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep).

O acordo faz parte do Programa de Governança e Modernização das Empresas Estatais (Inova), coordenado pelo MGI, com base em estudos elaborados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A intenção é que o novo plano redefina a orientação estratégica e os modelos de negócio das empresas. Também está prevista a reorganização societária e de governança e a redefinição das atribuições e atividades das estatais.

“No que diz respeito ao setor energético, é fundamental alinhar os interesses nacionais com a governança dessas estatais. É sempre importante lembrar que o Brasil está entre os grandes países do mundo no uso e fomento de energias renováveis, e a nuclear é uma de nossas grandes apostas para os próximos anos”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias