Energia

Enel Green Power estuda planta de hidrogênio verde de 400 MW no Ceará

Empresa assinou memorando de entendimento com governo cearense para instalação da unidade

Enel Green Power estuda planta de hidrogênio verde de 400 MW no Ceará. Na imagem: Tanque de armazenamento de hidrogênio limpo (Foto: Alexander Kirch/Shutterstock)
Tanque de armazenamento de hidrogênio limpo (Foto: Alexander Kirch/Shutterstock)

RIO — A Enel Green Power assinou um memorando de entendimento com o governo do Ceará para desenvolvimento de um projeto de hidrogênio verde (H2V) no estado.

A Enel pretende instalar, a curto prazo, o projeto Green Hydrogen Fortaleza, com capacidade de até 400 MW de eletrolisadores numa primeira fase, informou o governo cearense.

“Nossa intenção é desenvolver um projeto em Quixeré e integrar o Hub de Hidrogênio Verde no Ceará, gerando desenvolvimento e avançando no projeto de descarbonização da nossa matriz energética”, afirmou a presidente da distribuidora Enel Ceará, Márcia Sandra Vieira, em nota.

Se confirmada a viabilidade do empreendimento, a planta de hidrogênio verde da Enel vai operar a partir do processo de eletrólise de água, utilizando energia 100% renovável. A opção pelo modelo on-grid (energia renovável disponibilizada pela rede) ou off-grid (energia renovável disponibilizada diretamente por uma planta de geração eólica ou solar) dependerá das condições técnicas e comerciais do projeto.

Este não é o primeiro projeto de H2V em estudo pela Enel no mercado brasileiro.  Em abril, a companhia também assinou uma carta de intenções com o governo da Bahia, para realização de estudos de viabilidade técnica, comercial, jurídica e financeira para o futuro desenvolvimento de projetos de produção de hidrogênio verde no estado.

O grupo Enel Brasil possui um parque de geração com capacidade instalada renovável de 3,7 GW no Brasil, sendo 1,498 GW de energia eólica, 979 MW de energia solar e 1,269 GW de energia hidrelétrica.

Fábrica de veículos elétricos em Fortaleza

Além do acordo com a Enel, o governo cearense assinou um memorando de entendimento com a empresa chinesa Higer Bus, de eletromobilidade urbana, para instalação de uma fábrica de ônibus e caminhões elétricos a bateria e hidrogênio, na capital.

A Higer Bus Tevx planeja iniciar a produção de seus veículos no Brasil a partir de 2023. Numa primeira fase, os ônibus elétricos da Higer serão importados. A etapa final será a nacionalização da oferta de peças, dentro de dois anos, para completar os planos de estabelecer em território brasileiro uma unidade de produção local.

A Higer Bus possui capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, dos quais cerca de 30% são exportados da China para mais de 120 países. O modelo Azure A12BR é totalmente movido por baterias, com cerca de 12 metros de comprimento e capacidade para até 70 passageiros.

A autonomia chega a 270 km e o tempo de recarga é de 3 horas.