BAHIA — A Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável do Grupo Enel no país, anunciou nesta sexta (5/4) a operação comercial do Complexo Eólico Aroeira (348 MW), na Bahia. O complexo engloba os municípios de Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia.
Com investimento de cerca de R$ 2,1 bilhões, Aroeira será capaz de gerar 1.800 GWh anualmente, o equivalente à energia necessária para abastecer cerca de 849 mil residências.
Segundo a empresa, a produção de energia da planta tem potencial para evitar a emissão de 757 mil toneladas de CO2 na atmosfera, por ano.
São 81 aerogeradores conectados à Subestação Ourolândia II por meio uma linha de transmissão de 18,5 quilômetros.
Durante o evento de inauguração de Aroeira, a Enel Green Power também anunciou que seu novo projeto, o parque eólico Pedra Pintada, localizado na mesma região do interior baiano, está em fase final de construção.
Com investimentos da ordem de R$ 1,8 bilhão, o empreendimento terá 193,5 MW de capacidade instalada e será composto por 43 aerogeradores. A EGP estima que a eletricidade pode evitar a emissão de 374 mil toneladas de CO2/ano.