A greentech Yinson (YGT) e o consórcio Goal Zero lançaram nesta quinta (23/11), em Cingapura, o primeiro navio de carga totalmente elétrico da região, com a promessa de zerar emissões e reduzir os custos operacionais em até 50% em comparação com uma embarcação convencional.
Com 18,5 metros, o Hydromover foi projetado com soluções de bateria substituíveis e pode transportar até 25 toneladas de carga. O projeto já recebeu cartas de intenções de cinco potenciais parceiros que possuem uma frota combinada de mais de 150 embarcações.
Eirik Barclay, CEO da YGT, conta que a greentech já iniciou conversas com empresas na Indonésia, interessadas em implantar o navio para transporte de mercadorias em águas remansas e eletrificação de navios de pesca locais.
Testando a eletrificação
O navio foi apresentado pela Goal Zero e uma das propostas da Chamada de Propostas conjunta da Autoridade Marítima e Portuária de Cingapura (MPA) e do Instituto Marítimo de Cingapura (SMI) para a eletrificação de embarcações portuárias que receberão bolsas de P&D. O Hydromover é o primeiro projeto pronto para testes comerciais.
Segundo as empresas, o Hydromover servirá como um “laboratório vivo” para os parceiros de P&D da YGT e da Goal Zero, que estão trabalhando em um gêmeo digital holístico do navio.
Isto facilitará a pesquisa sobre os efeitos combinados de variáveis como hidrodinâmica, propulsão, funcionamento dos motores e desempenho das baterias, permitindo aos projetistas aumentar a eficiência operacional e a segurança.