Empresas

Veolia e Braskem planejam substituir combustíveis fósseis na produção de resinas

Acordo assinado na quarta (27/3) prevê desenvolvimento de soluções para fábricas no RS, com potencial de reduzir a emissão de 500 mil toneladas de CO2e/ano

Veolia e Braskem planejam substituir combustíveis fósseis na produção de resinas (Foto: Divulgação)
Encontro do CEO da Veolia Brasil, Pedro Prádanos, e Gustavo Checcuci, diretor de Energia e descarbonização industrial da Braskem (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA — A Braskem assinou nesta quarta (27/3) um acordo com a multinacional francesa Veolia para substituir o uso de combustíveis fósseis no polo industrial de Triunfo (RS), maior usina de resinas verdes do Brasil.

O anúncio ocorreu no Fórum Econômico: Parcerias franco-brasileiras para uma economia verde e sustentável, durante a visita do presidente francês Emmanuel Macron, em São Paulo.

A intenção é pesquisar e desenvolver novas iniciativas de descarbonização adaptadas a necessidade da operação da Braskem no Rio Grande do Sul.

A parceria busca viabilizar a substituição dos combustíveis fósseis, atualmente utilizados na produção de vapor, por soluções energéticas renováveis, com potencial de redução de 500 mil toneladas de CO2e por ano.

Segundo as empresas, os projetos devem envolver soluções confiáveis e de alto impacto na matriz energética industrial das operações da Braskem, promovendo a sustentabilidade na operação, sob o conceito de ecoeficiência.

Atualmente, iniciativas já implementadas e em andamento, pela parceria entre Veolia e Braskem, vão impedir a emissão de 150 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE) anuais, em linha com a estratégia de desenvolvimento sustentável das companhias.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias