RIO – A TotalEnergies anunciou nesta terça (25/7) a aquisição de mais 70,8% do capital da Total Eren. Com isso, a petroleira francesa passará a deter 100% da empresa de energias renováveis – que será totalmente integrada à unidade de negócios de Renováveis da multinacional.
A Total Eren possui uma capacidade instalada de 3,5 GW em todo o mundo – dos quais cerca de 300 MW no Brasil, incluindo usinas solares e eólicas.
Em 2017, quando comprou a primeira fatia, de 29,2% da então chamada EREN RE, a TotalEnergies negociou o direito de aquisição da totalidade do ativo após um período de cinco anos.
A compra da participação extra representa um investimento líquido de 1,5 bilhão de euros para a TotalEnergies .
A integração da Total Eren deve resultar num aumento na receita operacional líquida de 160 milhões de euros para a área de Energia Integrada da TotalEnergies em 2024.
10 GW de projetos renováveis
A empresa também tem um pipeline de 10 GW de projetos de energia solar, eólica, hidrelétrica e de armazenamento em 30 países, dos quais 1,2 GW estão em construção ou desenvolvimento em estágio avançado.
Em nota, a TotalEnergies informou que pretende, em países como Brasil, Portugal, Grécia e Austrália, construir sua estratégia de energia integrada.
A empresa francesa também tem planos para hidrogênio verde. A Total Eren lançou projetos pioneiros no setor, nos últimos anos, localizados em várias regiões, como Norte da África, América Latina e Austrália.
Essas atividades de hidrogênio verde serão realizadas por meio da TEH2 – parceria entre a TotalEnergies (80%) e EREN Group (20%).