Empresas

Statkraft inaugura parque eólico com capacidade instalada de 79,8 megawatts

Empreendimento na Bahia é ampliação do primeiro complexo eólico construído no estado

Parque Eólico Morro de Cruzeiro da Statkraft Brasil, em Brotas de Macaúbas/BA (Foto: Divulgação)
Parque Eólico Morro de Cruzeiro da Statkraft Brasil, em Brotas de Macaúbas/BA (Foto: Divulgação)

BROTAS DE MACAÚBAS – A Statkraft Brasil, subsidiária da estatal norueguesa Statkraft, inaugurou, nesta quarta-feira (14/8), o Parque Eólico Morro de Cruzeiro, em Brotas de Macaúbas (BA).

Com investimento de mais de R$ 600 milhões, o complexo de energia eólica onshore tem 14 turbinas com capacidade instalada de 79,8 megawatts (MW). De acordo com a norueguesa, a expectativa é que gere 386 gigawatts-hora (GWh) de energia renovável por ano e abasteça mais de 190 mil residências.

O empreendimento é uma ampliação do Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, o primeiro construído na Bahia, há 12 anos. Segundo a Statkraft, a previsão é que até o final de 2025 o parque já seja híbrido, com inclusão da geração de energia solar.

Nos últimos anos, a companhia fez uma série de aquisições como estratégia para o crescimento no Brasil. Entre elas, a compra de dois parques eólicos da EDP no Rio Grande do Norte e das operações brasileiras da Enerfín, subsidiária da Elecnor.

Em fevereiro deste ano, a empresa inaugurou seu maior projeto de geração eólica da companhia fora da Europa, o complexo eólico Ventos de Santa Eugênia, também na Bahia. A iniciativa tem capacidade instalada de 519 MW, 14 parques e 91 aerogeradores.

Com 40 ativos de geração em operação e 2,2 GW de capacidade instalada no Brasil, incluindo projetos em construção, a Statkraft deve se consolidar como uma das três maiores geradoras eólicas do país até o final deste ano.

“Isso mostra a força da nossa companhia para o mercado e até mesmo dentro do nosso Grupo. Estamos, agora, conquistando os frutos de todo trabalho realizado nos últimos tempos e continuaremos a investir no Brasil, contribuindo para a transição energética nacional e, também, mundial”, declarou o CEO e diretor presidente da Statkraft Brasil, Fernando De Lapuerta.

A jornalista viajou a Brotas de Macaúbas a convite e com despesas pagas pela Statkraft Brasil.