A Shell Energy Brasil anunciou nesta segunda-feira (9/10) que Rodrigo Soares é o seu novo CEO. O executivo substitui Christian Iturri, que agora é gerente-geral de Vendas e Originação para América do Sul no Grupo Shell.
Soares era gerente-geral de Trading para América Latina no grupo. Engenheiro mecânico pela UFRJ, ele está há 19 anos na empresa e começou a carreira na África do Sul.
A nomeação ocorre em meio à consolidação da abertura do mercado de gás e à expansão do mercado livre de energia elétrica no Brasil. A Shell Energy Brasil é o braço do grupo nas áreas de gás natural, energia elétrica e produtos ambientais.
Um de seus projetos mais importantes é Marlim Azul, primeira térmica do país a operar com gás do pré-sal. A usina de 565 MW está em testes e deve iniciar a operação comercial ainda este ano. Uma expansão de 651 MW está em fase de licença prévia.
Há 110 anos no Brasil, a Shell começou a atuar como comercializadora de energia em 2017, com a Shell Energy Brasil. Em 2021, lançou no país a marca Shell Energy para clientes empresariais no ambiente de comercialização livre. A marca incorpora produtos de eletricidade, gás natural, energia renovável e produtos ambientais, com foco no desenvolvimento de soluções para a jornada de descarbonização dos clientes.