Empresas

Quem é Horacio Marín, novo presidente da YPF

Executivo foi confirmado no comando da petroleira argentina pelo presidente eleito, Javier Milei

Horacio Marín, novo CEO da petroleira YPF indicado pelo presidente eleito da Argentina, Javier Milei (Foto: Divulgação)
Horacio Marín, novo CEO da petroleira YPF indicado pelo presidente eleito da Argentina, Javier Milei (Foto: Divulgação)

Horacio Marín foi confirmado nesta sexta-feira (24/11) como o novo CEO da petroleira YPF pelo presidente eleito da Argentina, Javier Milei. Ele é presidente de Exploração e Produção da Tecpetrol, subsidiária do grupo Techint, e assume no dia 10 de dezembro, junto com o novo gabinete presidencial. A confirmação foi publicada na rede social X.

Com mais de 35 anos de carreira na empresa, Marin começou como engenheiro de Reservatórios em 1988. Ao longo de sua carreira, trabalhou em diversos países, incluindo Estados Unidos, México, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Na empresa, é responsável pelo projeto de gás Fortín de Piedra, em Vaca Muerta, um dos maiores do país.

Marín é homem de confiança do CEO do Grupo Techint, Paolo Rocca, que foi um dos poucos empresários que declararam apoio publicamente – incluindo contribuição de campanha – pelo candidato de extrema direita.

Milei expressou a intenção de privatizar 51% das ações da YPF, que foram expropriadas em 2012. Marín foi escolhido para liderar a empresa neste período de transição, com o objetivo de reestruturá-la e aumentar seu valor de mercado antes da venda.

Como presidente e CEO da YPF, Marín unificará ambos os cargos, enfrentando o desafio de liderar uma empresa na qual nunca trabalhou anteriormente. Ele terá que negociar novos preços para a nafta e o gasóleo, apesar de não ter experiência no downstream.

Segundo o Clarín, também precisará desenvolver rapidamente um perfil mais político para lidar com os desafios futuros da empresa, como o reajuste dos preços da gasolina, congelados pelo atual governo.