RIO – A Petrobras e a Volvo anunciaram nesta quinta (24/8) uma parceria comercial para uso do diesel com teor renovável da petroleira na fábrica da montadora sueca em Curitiba (PR), onde são produzidos caminhões e chassis de ônibus. É a primeira cliente industrial para o novo combustível da estatal.
O volume previsto no acordo não foi divulgado.
A estatal produz, na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, o diesel R5 – produzido a partir do coprocessamento de óleos vegetais (como o óleo de soja) com o diesel de petróleo. O combustível sai da refinaria com 95% de diesel mineral (derivado do petróleo) e 5% de diesel “renovável”.
A rota de produção do R5 é chamada pela Petrobras de HBIO e começou a ser testada em 2006.
Na época, a empresa não conseguiu produzir o combustível em escala e suspendeu o lançamento do produto para o mercado.
Em setembro de 2022, o diesel R5 passou a ser fabricado na Repar. A previsão da Petrobras é ampliar, até o fim do ano, a capacidade de produção na refinaria paranaense, dos atuais 5 milhões de litros/dia para até 12,3 milhões de litros/dia.
- Para aprofundar: O que é diesel verde e o que está em disputa no mercado brasileiro de biocombustíveis
Ainda em 2023, a Petrobras planeja começar a produzir o Diesel R também na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP).
Futuramente, a companhia tem planos de investir em uma unidade dedicada de diesel verde e SAF (sigla, em inglês, para combustível sustentável de aviação).
[jnews_block_29 first_title=”Nossa cobertura” exclude_post=”69807″ include_tag=”10961,11385″]