Operação inédita

Mineradora LHG conclui embarque de barcaças no porto da Atem em Belém

Em operação inédita na América do Sul, 16 barcaças foram empilhadas em navio de grande porte da AAL Hamburg e serão destinadas à hidrovia Paraguai-Paraná

Operação de embarque de barcaças da LHG Logística no porto da Atem, em Belém. Foto: Atem/Reprodução
Operação de embarque de barcaças da LHG Logística no porto da Atem, em Belém. Foto: Atem/Reprodução

BRASÍLIA — O porto da Atem realizou, pela primeira vez na América do Sul, uma operação logística que envolveu o embarque de 16 barcaças empilhadas, de forma transversal, no navio AAL Hamburg.

A manobra marcou o início do transporte das embarcações destinadas à hidrovia Paraguai-Paraná, que integrarão a frota fluvial da subsidiária logística da mineradora LHG.

Esse novo modal de transportes também deve atender o mercado de combustíveis. O porto da Atem foi o primeiro terminal de uso privado do Pará destinado ao abastecimento de combustíveis, com capacidade de 74 milhões de litros.

Recentemente foram finalizadas as obras de ampliação da estrutura de tancagem para biocombustíveis da base da Atem em Miritituba.

O projeto logístico da Atem, financiado pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM) e com apoio do BNDES, integra uma rota de escoamento de minério que conecta o Pantanal/Território Centro-Oeste brasileiro ao Uruguai via Hidrovia Paraguai–Paraná — rota considerada estratégica para a competitividade e a sustentabilidade do transporte regional.

O embarque das barcaças ocorreu entre os dias 8 e 24 de outubro e foi feito por meio de guindastes de alta precisão, capazes de içar as estruturas de 380 toneladas.

A operação contou com o apoio e supervisão da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, a Receita Federal, consultores navais e engenheiros portuários.

Hidrovia Paraguai-Paraná

O FMM e o BNDES destinaram R$ 3,7 bilhões à LHG Logística para a construção de 400 balsas e 15 empurradores para o transporte hidroviário de minérios de ferro e Manganês pelos rios Paraná e Paraguai.

O investimento representa um incremento de 16% da frota nacional de transporte de carga para navegação interior e a geração de cerca de 5,5 mil empregos diretos e indiretos, a maior parte deles nas regiões Norte e Nordeste, onde serão aplicados 87% dos recursos aprovados.

O projeto permitirá a ampliação do escoamento na logística de minérios que são extraídos em Corumbá (MS) e carregados nas barcaças, atravessando 2.500 km pela hidrovia, cruzando o Paraguai, até chegar ao terminal marítimo de Nova Palmira, no Uruguai, onde são carregados em navios de longo curso.

O aumento da frota hidroviária tem potencial para aumentar o escoamento de minério em, no mínimo, 5,9 milhões de toneladas por ano. Também prevê redução das emissões de gases de efeito estufa, frente a outros modais de transporte.

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