HOUSTON, TX — A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, confirmou nesta terça-feira (6/5) que o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da companhia, Maurício Tolmasquim, está deixando o cargo.
A decisão ocorre após a indicação de Tolmasquim para o Conselho de Administração da Eletrobras, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Magda Chambriard falou com a imprensa durante participação na Offshore Technology Conference (OTC), em Houston, no Texas. A conferência vai até quinta-feira (8/5).
“É fato que essas duas posições — a diretoria da Petrobras e o Conselho da Eletrobras — são incompatíveis. É fato, portanto, que o diretor Tolmasquim tá saindo da Petrobras”, afirmou a presidente.
Continuidade na diretoria de Transição Energética
Segundo Magda, a diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade seguirá com a mesma estrutura atual, mantendo inclusive o gás natural sob sua responsabilidade.
O processo de transição deve durar 30 dias. A Petrobras está em busca de um substituto para Tolmasquim nesse período.
Trajetória na Petrobras
Maurício Tolmasquim ingressou na Petrobras em abril de 2022, a convite de Jean Paul Prates, então presidente da companhia no início do terceiro governo Lula. Assumiu como gerente executivo de Estratégia, responsável pelos planos plurianuais de investimento e planejamento de longo prazo.
Posteriormente, com a criação da diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade, tornou-se o primeiro titular da nova pasta.
Perfil técnico e atuação no setor
Mestre em Engenharia de Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Tolmasquim é professor titular da COPPE/UFRJ.
Foi presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) entre 2004 e 2016, nos governos Lula e Dilma Rousseff, além de secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia.
Tem atuado de forma destacada nos debates sobre transição energética, tema central na estratégia da Petrobras sob a nova gestão.