O Conselho de Administração da Light decidiu nesta terça-feira (17/10) trocar o comando da companhia, que está em recuperação judicial. O atual CEO Octavio Pereira Lopes será substituído por Alexandre Nogueira, diretor de Regulação e Relações Institucionais.
A transição vai durar até a conclusão do processo de reestruturação da empresa ou o fim deste ano, o que ocorrer primeiro. Nogueira vai assumir a presidência da Light e os outros cargos no grupo ocupados hoje por Lopes.
Economista formado pela Universidade Federal de Viçosa, Alexandre Nogueira trabalhou 22 anos na Energisa antes de ir para a Light. Ele deixou a empresa como Diretor de Regulação, mesmo posto assumido na atual companhia em novembro de 2022.
Crise na Light
A Light SESA tem enfrentado uma série de desafios financeiros nos últimos anos. O Grupo Light, que controla a empresa, entrou com um pedido de recuperação judicial em razão de um grave desequilíbrio financeiro, com dívidas que somam cerca de R$ 11 bilhões.
O Ministério Público do Rio de Janeiro questionou a decisão da Justiça que autorizou a recuperação judicial da Light, alegando que a empresa estaria obtendo benefícios sem assumir responsabilidades correspondentes.
Além disso, um grupo de credores que detém cerca de 5 bilhões de reais em debêntures da Light também questionou a recuperação judicial, afirmando que a empresa usou de uma tese “fraudulenta”.
Esses credores defendem uma “abordagem construtiva” para resolver o caso da Light, que “deve priorizar a segurança do atendimento aos consumidores, assim como o cumprimento das obrigações financeiras por parte da companhia”.
Na epbr: