Biocombustíveis

Iconic vai substituir gás natural por biometano em fábrica de lubrificantes de Duque de Caxias

Gás renovável será fornecido pela Ultragaz, do Grupo Ultra, como parte das iniciativas de descarbonização da Iconic

Iconic, joint venture entre a Ipiranga e Chevron, vai substituir gás natural por biometano em fábrica de lubrificantes de Duque de Caxias. Na imagem: Barris amarelos e pretos com vermelho empilhados em fábrica de lubrificantes em Duque de Caxias (RJ) da Iconic, joint venture entre a Ipiranga e Chevron (Foto: Divulgação)
Iconic também está apostando na eletrificação de suas empilhadeiras na movimentação interna de produtos (Foto: Divulgação)

RIO – A Iconic, joint venture entre a Ipiranga e Chevron para produção e comercialização de lubrificantes, vai adotar a partir deste ano biometano em suas operações na fábrica de Duque de Caxias (RJ).

O biocombustível será fornecido pela Ultragaz, do Grupo Ultra, que entrou nesse mercado em 2022, com a aquisição da NEOgás, transportadora de gás natural comprimido (GNC), dentro da estratégia de se posicionar como comercializadora do gás renovável.

Ao todo, a planta consumirá cerca de 5 mil m3/dia, em substituição ao gás natural, de origem fóssil, nas caldeiras modulares.

A Iconic informou que o biometano passa a ser a principal fonte da matriz energética da planta de Duque de Caxias. A companhia investiu em instalações de gás comprimido e unidades de descompressão no ativo.

A empresa estima que, com o gás renovável, conseguirá reduzir em 43% as suas emissões de GEE em 2024. A empresa está investindo R$ 6,7 milhões em iniciativas de descarbonização de suas operações.

Além da substituição do gás pelo biometano nas caldeiras, a Iconic está apostando na eletrificação de suas empilhadeiras na movimentação interna de produtos nas fábricas de lubrificantes de Duque de Caxias e de coolants (líquido refrigerante) e graxas em Osasco.