RIO — O Grupo Potencial deu início à substituição da sua frota de caminhões a diesel por veículos Scania adaptados para utilizar 100% de biodiesel, biocombustível produzido a partir de óleos vegetais e gorduras residuais.
Desde 28 de dezembro de 2023, o primeiro caminhão opera no trajeto entre o Porto de Paranaguá (PR) e a usina de biodiesel da companhia, localizada na Lapa (PR).
Os investimentos na primeira etapa do projeto são calculados em R$ 26,4 milhões, dos quais R$ 20 mil foram para adequação do veículo que entrou em circulação e o restante para aquisição de 24 novos modelos que também serão configurados para a utilização do biocombustível.
Segundo o grupo, a substituição do consumo de diesel fóssil deve reduzir 95% da emissão de CO2 por caminhão.
A adaptação de motores permite o funcionamento tanto com biodiesel quanto com diesel comum, a exemplo dos carros flex gasolina-etanol.
Em busca de parceiros
Na segunda etapa do projeto, a Potencial, que tem a maior planta de biodiesel do país (900.000 metros cúbicos/ano), pretende costurar parcerias com outras montadoras para converter o restante da frota, com mais de 150 caminhões.
Carlos Eduardo Hammerschmidt, vice-presidente do Grupo Potencial, conta que serão realizados diversos estudos de performance do produto na frota ao longo do ano de 2024.
“Nosso principal objetivo é reduzir nossa emissão de gases de efeito estufa e trazer a transição energética para o setor de combustíveis. Iniciamos com uma unidade piloto e, no segundo trimestre de 2024, já devemos ter mais 24 unidades movidas a biodiesel”, afirma.