Empresas

Califórnia terá carros voadores elétricos em três anos, anunciam Eve e United Airlines

Empresas estão mapeando áreas de origem e destino, além da futura rede de rotas para a mobilidade urbana aérea

Eve e United fecham parceria para lançar carros voadores em San Francisco, na Califórnia
O eVTOL da Eve está planejado para entrar em serviço em 2026 (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA — A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, e a United Airlines anunciaram hoje (14/6) planos de levar voos elétricos para o transporte urbano em San Francisco, na Califórnia (EUA). As empresas trabalharão com autoridades locais e provedores de infraestrutura, energia e tecnologia para garantir a introdução das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) na região.

Os chamados “carros voadores” estão planejados para entrar em serviço em 2026.

As empresas também estão mapeando áreas de origem e destino, além da futura rede de rotas para a mobilidade urbana aérea.

“Nosso objetivo é oferecer aos residentes e visitantes da área da Baía de San Francisco um transporte eficiente e competitivo em termos de custo em uma das áreas urbanas mais densamente povoadas dos EUA,” disse Andre Stein, co-CEO da Eve.

“A área da Baía é perfeita para voos de eVTOL em função de seu tamanho, tráfego, foco em sustentabilidade, inovação e compromisso em adicionar outras opções de mobilidade.”

Em 2022, a United anunciou um investimento de US$ 15 milhões na Eve e um acordo de compra condicional de até 400 eVTOLs, como parte de sua estratégia de inovação e sustentabilidade no transporte aéreo.

Os veículos serão uma alternativa aos clientes da United para chegar aos aeroportos centrais sem pegar trânsito.

100% elétrica e com alcance de 100 quilômetros, a aeronave será pilotada no lançamento, mas foi projetada para operações não tripuladas no futuro.