A Emirates tornou-se a primeira companhia aérea do mundo a operar um voo de demonstração com a aeronave A380 utilizando 100% de combustível sustentável de aviação (SAF, em inglês), em um dos motores.
O maior avião comercial do mundo decolou na quinta (23/11) do aeroporto internacional de Dubai (DXB) com um dos quatro motores movidos utilizando SAF puro. A intenção foi demonstrar o potencial de substituição do querosene convencional fóssil por alternativas renováveis sem a necessidade de adaptar motores.
Com metas setoriais de zerar as emissões líquidas até 2050, a indústria de aviação está dando passos cada vez mais largos para inserir o SAF nas suas operações.
Em março de 2022, a Airbus voo pela primeira vez com o A380 usando apenas SAF. A viagem durou três horas e usou 27 toneladas de combustível renovável fornecido pela TotalEnergies.
No próximo dia 28 de novembro, a britânica Virgin Atlantic tem programado o primeiro voo transatlântico de uma aeronave abastecida com 100% de combustível sustentável.
Pelos cálculos do setor, o SAF pode reduzir as emissões de carbono em até 85% ao longo do ciclo de vida quando comparado ao combustível de aviação convencional.
Testes
O voo de demonstração com a aeronave A380 da Emirates ocorre no momento em que indústria, órgãos reguladores e formuladores de políticas se reúnem em Dubai para a 3ª Conferência da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao) sobre combustíveis alternativos.
O SAF 100% drop-in utilizado no voo inclui aromáticos renováveis e apresenta características muito semelhantes aos do combustível de aviação convencional. Esta é a primeira vez que o SAF drop-in é usado em uma aeronave A380, com a expectativa de compatibilidade total com os sistemas atuais da aeronave, de acordo com a Emirates.
O voo transportou quatro toneladas de SAF, composto por HEFA-SPK fornecido pela Neste (querosene parafínico sintético de ésteres e ácidos graxos hidroprocessados) e HDO-SAK da Virent (querosene aromático sintético hidrodesoxigenado).
A ENOC ajudou a garantir o SAF limpo composto por HEFA-SPK e misturou-o com querosene de aviação sustentável (SAK) nas suas instalações no aeroporto internacional de Dubai antes da demonstração, e também realizou serviços de abastecimento da aeronave.
O SAF 100% foi usado em um motor GP7200 da Engine Alliance, enquanto combustível de aviação convencional foi usado nos outros três motores. A unidade de energia auxiliar (APU) PW980 da Pratt & Whitney Canadá também operou com100% SAF.