BRASÍLIA – A fabricante Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, anunciou nesta quinta (20/7) a instalação da primeira fábrica de veículos elétricos de pouso de decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês) em Taubaté, no interior de São Paulo.
Os primeiros modelos dos “carros voadores” estão previstos para entrar em operação em 2026.
A unidade será estabelecida em uma planta já existente da Embraer. A escolha do local é estratégica, visto que conta com fácil acesso a rodovias e proximidade com a linha ferroviária. A instalação ainda está sujeita à aprovação final das autoridades.
“Quando começamos a procurar um local para fabricar nosso eVTOL, quisemos repensar como a aeronave poderia ser construída utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com outros aspectos, como a cadeia de suprimentos e logística”, explicou o co-CEO da Eve, André Stein.
Segundo Stein, o objetivo é oferecer produtos seguros e competitivos em eficiência de produção ao mercado. “A nova linha de montagem está sendo projetada para priorizar segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade”.
Estratégia de produção
Desde 2022, a Eve tem parceria com a Porsche Consulting, que definiu a estratégia global de produção, cadeia de suprimentos e logística dos veículos voadores.
Juntas, as empresas estudaram, por ano, conceitos avançados de fabricação e inovação, assim como expertises em aeronáutica e automobilismo para projetar um conceito de industrialização para o eVTOL.
“Após extensa pesquisa em conceitos avançados de produção e inovação por mais de um ano, estamos preparados para expandir de forma eficiente e sustentável o volume de produção para atender às demandas de um mercado em crescimento”, afirmou Alice Altíssimo, vice-presidente de Gerenciamento de Programas e Operações da Eve.
Além do desenvolvimento dos protótipos elétricos, a Eve também está criando um portfólio de soluções agnósticas, incluindo um software único de gerenciamento de tráfego aéreo urbano, que visa otimizar e expandir as operações de mobilidade aérea mundialmente.
“Acreditamos no enorme potencial do mercado global de mobilidade aérea urbana e reforçamos nosso compromisso com a Eve como uma das principais empresas desse setor”, mencionou o presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto.
Mercado
Até o final do ano passado, a carteira de pedidos do eVTOL somava 2.770 unidades, com um valor total de US$ 8,3 bilhões. O preço estimado de viagem, por pessoa, é de US$ 50 a US$ 100, informou o presidente da Embraer X, Daniel Moczydlower, durante um evento em janeiro de 2023.
Os pedidos são feitos por meio de cartas de intenção não vinculantes. A companhia espera que o carro voador responda por cerca de 55% do faturamento da Eve em 2030.
No cronograma, estão previstas 75 unidades em 2026, após liberação pelas autoridades reguladoras, e mais 1.117 em 2030.
Recentemente, a Eve foi selecionada pela primeira fase do Sandbox.Rio, um ambiente regulatório experimental que vai testar a inserção de novos produtos e serviços no dia a dia da capital do Rio de Janeiro.
A subsidiária de aeronaves elétricas da Embraer está preparando os documentos legais para estudar com a Prefeitura do Rio a futura operação dos eVTOLs na cidade.
A princípio, o objetivo é o transporte de pessoas de/para aeroportos, além de voos panorâmicos sobre pontos turísticos.
Outra cidade prevista para receber os veículos é San Francisco, na Califórnia (EUA). Em parceria com a United Airlines, a empresa está mapeando áreas de origem e destino, além da futura rede de rotas para a mobilidade urbana aérea.
Em 2022, a United anunciou um investimento de US$ 15 milhões na Eve e um acordo de compra condicional de até 400 eVTOLs, como parte de sua estratégia de inovação e sustentabilidade no transporte aéreo.
100% elétrica e com alcance de 100 quilômetros, a aeronave será pilotada no lançamento, mas foi projetada para operações não tripuladas no futuro.
* Com edição adicional de Nayara Machado