BRASÍLIA — A Eletrobras recebeu no início desta semana (26/3) a licença de operação do Ibama, com validade de 10 anos, para as obras do Parque Eólico Coxilha Negra, no município de Santana do Livramento (RS), na divisa com o Uruguai.
Com investimentos de R$ 2 bilhões, o projeto conta com três usinas eólicas com potência total de 302,4 MW, o equivalente à demanda de 1,5 milhão de consumidores.
A licença autoriza a operação da Usina Eólica Coxilha Negra 2 (UEC N-02), composta de 24 aerogeradores com potência unitária de 4,2 MW e potência total de 100,8 MW, bem como o sistema de transmissão associado.
É o primeiro empreendimento novo de geração de energia elétrica a obter a licença de operação após a capitalização da Eletrobras.
Para cumprir as exigências do Ibama, a empresa afirma ter executado 25 programas ambientais, com investimento total de R$ 9 milhões nas ações de mitigação, prevenção, monitoramento e compensação dos impactos.
Entre os projetos sociais estão um poço artesiano na Vila Thomaz Albornoz, que garante água potável para 120 habitantes da comunidade e a nova escola que será construída no Distrito do Espinilho, região onde o Parque Eólico Coxilha Negra está inserido.