RIO – A Eletrobras convocou uma assembleia geral extraordinária (AGE) para discutir a incorporação da subsidiária Furnas para o dia 29 de dezembro. Veja a íntegra da proposta aos acionistas.
Furnas vale R$ 45 bilhões, segundo avaliação contábil feita pela Impacto Consultores Associados. A companhia está presente em 15 estados e no DF e tem mais de 2 mil empregados.
Pela proposta, a Eletrobras vai assumir todos os ativos e funcionários de Furnas, que deixará de existir. Não haverá troca de ações nem aumento de capital, já que a holding é a única acionista.
O objetivo, segundo a empresa, é melhorar a governança e reduzir os custos com a simplificação da estrutura da empresa.
“A Incorporação de Sociedade constitui instrumento de reorganização e concentração societária largamente utilizado por grupos econômicos em busca de reestruturação e consolidação das atividades operacionais, administrativas e fiscais, bem como de sinergias, ganhos operacionais, redução de custos, simplificação de estruturas societárias, maior celeridade no processo decisório e ampliação da competitividade e eficiência do grupo frente a concorrentes”, afirma a Eletrobras.
“Como resultado, a Eletrobras e seus acionistas gozarão de maiores níveis de governança corporativa com relação às atividades antes exercidas por Furnas (uma vez que tais atividades passarão a ser gerenciadas diretamente pela Eletrobras) e implicando menores custos e despesas com relação a tais atividades, tendo em vista a simplificação organizacional trazida pela Incorporação de Sociedade.
Veja a lista dos ativos de Furnas:
- 22 usinas hidrelétricas, com potência instalada de 17.794 MW
- 2 usinas termelétricas, com potência instalada de 375 MW
- 1 complexo eólico, composto de 5 parques, com potência instalada de 123 MW
- 18.292 MW de capacidade instalada de geração
- 75 subestações, com capacidade de transformação de 126.176 MVA
- 34.786,88 Km de linhas de transmissão