Combustíveis e Bioenergia

Comperj: Petrobras lança licitação para obras no Polo Gaslub

Unidades de integração com Reduc terão capacidade para produzir 107 mil barris por dia de combustíveis e lubrificantes

Petrobras lança licitação para obras no Polo GasLub, em Itaboraí (RJ), o antigo Comperj. Na imagem: Imagem aérea das obras do Polo Gaslub, antigo Comperj, em Itaboraí no estado do Rio de Janeiro (Foto Divulgação Petrobras)
Obras do Polo Gaslub, antigo Comperj, em Itaboraí no Rio de Janeiro (Foto Divulgação Petrobras)

RIO – A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira (2/5), o lançamento do processo de licitação pública das obras de construção e de conclusão de unidades operacionais no Polo GasLub, em Itaboraí (RJ), o antigo Comperj.

A planta terá capacidade aproximada de produzir 12 mil barris por dia (bpd) de óleos lubrificantes de Grupo II, além de 75 mil bpd de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação (QAV-1), de baixíssimo teor de enxofre.

As obras do complexo foram interrompidas em 2015. O projeto mais avançado é o Projeto Integrado Rota 3. A companhia prevê começar a operar este ano a unidade de processamento de gás natural (UPGN) de Itaboraí, que receberá o gás do pré-sal, escoado pelo gasoduto offshore Rota 3.

Pela nova licitação, serão construídas e concluídas unidades de Hidrocraquamento Catalítico (HCC), de Hidrotratamento (HDT), de Desparafinação por Isomerização por Hidrogênio (HIDW), unidades auxiliares, utilidades, off-sites e dutos extramuros.

“Além de se posicionar entre os produtores de óleos básicos lubrificantes de Grupo II, mais avançados, com a implantação da nova planta no Polo GasLub a Petrobras vai viabilizar o processamento de correntes intermediárias oriundas da Reduc e eliminar restrições operacionais, adequando grande parte das instalações e unidades do antigo Comperj, compatibilizando eficiência e rentabilidade”, informou a companhia.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias