RIO – A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira (2/5), o lançamento do processo de licitação pública das obras de construção e de conclusão de unidades operacionais no Polo GasLub, em Itaboraí (RJ), o antigo Comperj.
A planta terá capacidade aproximada de produzir 12 mil barris por dia (bpd) de óleos lubrificantes de Grupo II, além de 75 mil bpd de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação (QAV-1), de baixíssimo teor de enxofre.
As obras do complexo foram interrompidas em 2015. O projeto mais avançado é o Projeto Integrado Rota 3. A companhia prevê começar a operar este ano a unidade de processamento de gás natural (UPGN) de Itaboraí, que receberá o gás do pré-sal, escoado pelo gasoduto offshore Rota 3.
Pela nova licitação, serão construídas e concluídas unidades de Hidrocraquamento Catalítico (HCC), de Hidrotratamento (HDT), de Desparafinação por Isomerização por Hidrogênio (HIDW), unidades auxiliares, utilidades, off-sites e dutos extramuros.
“Além de se posicionar entre os produtores de óleos básicos lubrificantes de Grupo II, mais avançados, com a implantação da nova planta no Polo GasLub a Petrobras vai viabilizar o processamento de correntes intermediárias oriundas da Reduc e eliminar restrições operacionais, adequando grande parte das instalações e unidades do antigo Comperj, compatibilizando eficiência e rentabilidade”, informou a companhia.